Geral

Rio começa nesta segunda-feira nova campanha de vacinação contra HPV

- Claudia Bittencourt



Começa nesta segunda-feira, no Rio, a campanha de vacinação contra o vírus HPV. Meninas entre 9 e 11 anos de idade devem ser imunizadas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é aplicar a vacina em 80% da população alvo, o que corresponde a cerca de 106 mil meninas.

Ouça a reportagem aqui.

Cada adolescente precisa tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira. De acordo com a técnica de imunização, Amarílis Bravo, a campanha do ano passado conseguiu imunizar mais de 120 mil meninas na primeira etapa.  
 
Amarílis Bravo explicou, ainda, que adolescentes e mulheres HIV positivas de 14 a 26 anos de idade também poderão ser vacinadas contra o HPV, mediante apresentação de declaração feita por seu médico.
 
Os moradores do Rio podem encontrar o serviço em Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde. O combate ao papilomavírus humano faz parte das medidas de prevenção ao câncer de colo do útero, o terceiro que mais atinge as mulheres.

Fonte: EBC