Geral

Rede NUTES e Gerência Estadual de Atenção à Saúde Mental promovem curso de capacitação para profissionais de saúde

- Ascom SE/UNA-SUS



A Gerência de Atenção à Saúde Mental (Gasam) da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), em parceria com a Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco - Rede NUTES, promove a partir do dia 27 de agosto o curso de capacitação "Rede de Atenção Psicossocial - RAPS: disseminando (in)formação para colher ações". A iniciativa busca atender a uma demanda dos próprios profissionais de saúde, promovendo capacitação e alinhamento entre as práticas e a Política de Saúde Mental.

De acordo com a terapeuta ocupacional e especialista em Saúde Mental, Thamiris Nascimento, responsável pelo curso, a necessidade por espaços de formação, qualificação e aperfeiçoamento é uma realidade dos profissionais de saúde, principalmente no cenário atual com a implantação/implementação da RAPS. "Esse curso pretende estimular o exercício da educação permanente como uma constante nos serviços de saúde", afirma.

A psicóloga Tatiana Bertulino, auxiliar de pesquisa em Saúde Mental da RedeNUTES, destaca a importância do curso como oportunidade dos profissionais de saúde receberem capacitação próximo ao seu município, através da troca de saberes em tempo real com as GERES do estado. “A partir desta dinâmica, acredito que a Saúde Mental pode ser alçada aos níveis de cuidado de excelência por toda e qualquer equipe de saúde do estado”, diz.

O CURSO

O curso será dividido em 11 módulos, onde serão abordados assuntos diferentes dentro de uma mesma temática. A RedeNUTES irá transmitir aulas por webconferência, uma vez por mês, sempre às quartas-feiras, das 9h às 12h. Não é necessário efetuar inscrição. Para assistir, basta acessar o portal www.redenutes.ufpe.br no dia e horário agendados, onde haverá indicações de acesso à web sala. No portal também é possível acompanhar o calendário das aulas e outras atividades e serviços ofertados pela RedeNUTES. Após essa aula por webconferência, no mesmo dia, cada Gerência Regional de Saúde (GERES) conduzirá 5 horas de atividades presenciais nos polos montados especialmente para o curso em todo o estado, com a presença de um facilitador. As aulas por webconferência também poderão ser assistidas nesses polos.

IMPORTANTE: Para obter o certificado do curso pela Gasam/SES-PE, é preciso participar de todas as atividades, tanto as remotas quanto as presenciais.

Poderão participar profissionais de saúde de todo o estado de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO:

SERVIÇO: 

Gasam: 81 3184-0581

RedeNUTES: contato@nutes.ufpe.br