Geral

Publicação resgata história da cultura alimentar brasileira

- Claudia Bittencourt



Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde lançou, na última quarta-feira (4), nova edição da publicação Alimentos Regionais Brasileiros. A medida favorece o resgate, a valorização e o fortalecimento da cultura alimentar brasileira. 

A apresentação do livro ocorreu durante café da manhã ecossocial que antecedeu a plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). De acordo com a líder do Conselho, Maria Emília, o patrimônio culinário expresso nas receitas tradicionais faz parte da memória afetiva e herança cultural brasileira, "mas muitos alimentos nutritivos e saborosos que faziam parte das refeições familiares foram, aos poucos, sendo esquecidos ou desvalorizados."

O pesquisador Nuno Madeira pensa de forma semelhante. “O livro vem ao encontro de novas demandas da sociedade, ao encontro de uma alimentação mais saudável, novas oportunidades de mercado e valorização das tradições culinárias e de paladar particular.”

A equipe do pesquisador e parceiros da extensão rural são alguns dos responsáveis pelo resgate do cultivo e do consumo de hortaliças tradicionais, como araruta, caruru, taioba, mangarito e ora-pro-nóbis, entre outras.

Reconhecimento de alimentos no cotidiano

A nova edição de Alimentos Regionais Brasileiros representa importante iniciativa de melhoria do padrão alimentar e nutricional, pois contribui para a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável e da Segurança Alimentar e Nutricional da população brasileira.

Constitui, ainda, um instrumento de educação alimentar e nutricional que pode ser utilizado por profissionais de saúde, educação, assistência social, entre outros, buscando a valorização dos alimentos existentes no País.

Baixe a versão online da publicação.

 

Fonte: Portal Brasil