Geral

Publicação 'Política e Saúde no Brasil' ganha nova tiragem

- Claudia Bittencourt



Como desconhecer o que é a política de saúde, o que é o Sistema Único de Saúde (SUS), os determinantes sociais, as condições de saúde e as desigualdades do acesso no Brasil? A obra Política e Saúde no Brasil, que consolida o conhecimento crítico sobre o sistema de saúde do país produzido ao longo dos últimos trinta anos, ganhou nova tiragem e está disponível para aquisição na Editora Fiocruz. 

A coletânea foi organizada pelos pesquisadores da ENSP Lígia Giovanella, Sarah Escorel e Antonio Ivo de Carvalho, em parceria com a pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato e o pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) José de Carvalho Noronha. 

Este é um livro didático e de referência que inclui os eixos de análise individual/coletivo, clínico/epidemiológico e público/privado, além de congregar autores com experiência na gestão de serviços e do próprio sistema, nos três níveis da federação. Conhecimento militante na defesa do direito universal à saúde e do acesso aos serviços de um sistema nacional de saúde de qualidade para todos e de políticas de saúde que promovam a redução das desigualdades sociais. A construção do SUS há muito deixou de ser obra exclusiva de intelectuais capazes de ler em língua estrangeira. Temos ‘construtores’ que leem na realidade concreta dos serviços e da gestão, e que participam ativamente do complexo processo de construção cotidiana da saúde.

Em acesso comercial no SciELO Livros.

Fonte(s): Editora Fiocruz.