Geral

Programa Mais Médicos ganha mostra de trabalhos em Pernambuco

- Ascom SE/UNA-SUS



O Programa Mais Médicos ganhou a primeira mostra de trabalhos que abordam práticas exitosas em Pernambuco. O evento, promovido pela Coordenação estadual do Programa e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) com apoio da UFPE, aconteceu na quarta-feira (20) na cidade de Caruaru, a cerca de 135 KM da capital Recife, e contou com mais de 300 participantes de outros cem municípios pernambucanos. 

Um dos intuitos da I Mostra do Programa Mais Médicos em Pernambuco, foi o de promover um intercâmbio de soluções criativas e replicáveis para superar os desafios em relação à ampliação do acesso com qualidade aos serviços de saúde na Atenção Básica. Atualmente, Pernambuco conta com 879 médicos do PMM, distribuídos em 164 municípios. Durante o evento, foram apresentados 30 relatos de experiências e, destes, três receberam menção honrosa pela importância para a Atenção Básica.

A Secretária de Saúde de Caruaru, Maria Aparecida Souza destacou que um dos grandes benefícios do Programa Mais Médicos foi atrair profissionais que realmente têm interesse de atuar na Atenção Básica. Para ela, antes do PMM, em muitos municípios, “a fixação do profissional não existia. Havia alta rotatividade e isso comprometia a equipe, porque não se conseguia estabelecer um processo de trabalho diferenciado”. Para a secretária, o PMM não permitiu apenas a expansão, mas também a qualificação da Estratégia de Saúde da Família. “A comunidade passou a ter um olhar diferenciado sobre o médico”, completou Maria Aparecida.

Para a professora do curso de Medicina da UFPE e tutora do Mais Médicos, Rafaela Pacheco, o evento foi de extrema importância. “Temos uma rede que está viva. Ver essa variedade de temas e de pessoas, construindo junto e partilhando suas experiências comprova isso”, disse.

Confira a lista de trabalhos que receberam menção honrosa no evento:

“Cine Saúde da ESF 05 de Julho em Tamandaré-PE: uma experiência inovadora”, de Anne Gabriele Soares de Albuquerque Nascimento, Ayslane Araújo dos Santos, Geonice Maria Mendes, Joab Almeida Santana, Joselita Almeida Santana, Katalyne Galindo do Nascimento, Leidy Pinero Alba, Luciene Maria da Silva, Maria das Dores Alves, Marli Maria da Conceição, Sergio de Melo dos Anjos e Solange Maria Silva Pereira;

“Fatores de riscos sociais e individuais relacionados à incapacidade e dependência na população idosa atendida na Unidade Saúde da Família Guanumbi, no município de Buíque”, de Zoila Reyes Herrera e Soraia de Oliveira Pequeno;

“Experiência na inserção de pacientes tabagistas ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo das Unidades Básicas de Saúde do município de Casinhas”, de José Julián Rivera Rodríguez.

Fonte: UNA-SUS/UFPE