Geral

Profissionais do Programa Saúde da Família participam de capacitação para o novo sistema E-SUS Atenção Básica

- Claudia Bittencourt



As equipes dos postos do Programa da Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde do município de Lavras/Minas Gerais, participaram de capacitação sobre o E-SUS Atenção Básica (E-SUS AB), programa que está sendo implantado pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional. O E-SUS AB visa contribuir com a organização do trabalho dos profissionais de saúde, elemento decisivo para a qualidade da atenção à saúde prestada à população através do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SiSAB) do novo software E-SUS, em funcionamento desde 1º de julho.

Trata-se de um sistema de gestão informatizado, que irá permitir um registro da situação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde. O programa obtém informações gerais, como o tipo de atendimento, exames realizados e diagnósticos, além de dados sócio-econômicos e educacionais. Desta forma, O SiSAB terá o cadastro das informações de cada cidadão, unificando e integrando todos os sistemas na Atenção Básica, enquanto E-SUS será o mecanismo utilizado pelos profissionais para inserção e consulta de dados sobre os usuários de saúde e das ações realizadas com cada paciente.

A utilização do E-SUS permitirá avaliar e acompanhar o processo de trabalho da Atenção Básica, pois fortalece os processos de gestão dos usuários, facilita busca de informações epidemiológicas de forma ágil, permite colocar em evidência problemas e características particulares de cada comunidade. Dessa forma, o programa eleva a qualidade do atendimento, através de ações específicas de acordo com as demandas e também o encaminhamento das informações para áreas específicas como de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação.

Nesta primeira etapa de implantação do programa em Lavras, os agentes do Programa de Saúde da Família irão utilizarnovos formulários para o preenchimento de informações abrangentes sobre os usuários e suas famílias. Os dados serão coletados durante as visitas domiciliares, como também nos próprios PSFs e nas Unidades Básicas de Saúde, incluindo todas as especialidades médicas oferecidas para a população.

Essas informações serão processadas diariamente, por meio da central instalada na Secretaria Municipal de Saúde e passarão a fazer parte de um banco de dados individualizado de cada cidadão através do Cartão Nacional de Saúde.

A capacitação teve como objetivo orientar as Equipes de Saúde quanto ao preenchimento correto dos novos formulários, bem mais completos e abrangentes. Além das equipes da Saúde da Família e das UBSs, participaram também os profissionais de Saúde Bucal que atendem nos PSFs.

Numa segunda etapa de implantação do E-SUS, a plataforma irá disponibilizar o prontuário eletrônico, que reunirá, sem necessidade de papel, todo o histórico de atendimento de cada paciente. Além disso, o sistema oferecerá soluções para controle de estoques de medicamentos e insumos, agendamento de consultas e monitoramento do cumprimento da carga horária dos profissionais de cada unidade.

Fonte: Governo Municipal de Lavras, editado pela UNA-SUS