Geral

Professor Pasquale participa de Oficina de validação do Curso de Língua Portuguesa da UNA-SUS/UFMA

- Ascom SE/UNA-SUS



Coordenadores e integrantes de diversos setores da UNA-SUS/UFMA participaram, nesta quinta-feira (21), em São Luís, da Oficina de Validação do da Capacitação em Língua Portuguesa, com a participação do consultor do Curso, o professor Pasquale Cipro Neto. O evento aconteceu no auditório do Telessaúde, do Hospital Universitário da UFMA - HUUFMA, e teve como objetivo apresentar as mudanças realizadas na plataforma virtual do Curso e a validação de módulos da Capacitação.

A coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emília Figueiredo de Oliveira, deu início às atividades e ressaltou a importância do Curso e da consultoria do professor Pasquale. “É um Curso muito importante, pois ao se trabalhar com educação a distância, a comunicação passa a ser a nossa principal ferramenta. Então, a Capacitação em Língua Portuguesa vem para incrementar a escrita, o processo comunicativo de alunos, tutores, de todos os envolvidos. E contar com a participação desse expoente da Língua Portuguesa no processo de construção do Curso é uma garantia, um selo de qualidade do produto que estamos oferecendo”, comemorou.

Em seguida, a coordenadora do Núcleo Pedagógico, professora Deborah Baesse, fez uma breve apresentação sobre o contexto atual da UNA-SUS/UFMA e as necessidades de adaptação do Curso ao novo padrão gráfico utilizado pela Universidade. “Trata-se de uma Capacitação já existente, mas que, devido às atualizações da nossa plataforma, requer adaptações”, afirmou.

Os integrantes da Coordenação de Design, Tiago Serra e Camila Lima, apresentaram o novo projeto gráfico do Curso, ressaltando a preocupação dispensada ao processo de criação, com especial cuidado a aspectos como cores e iconografia, a fim de oferecer ao aluno um ambiente agradável, intuitivo e prático. “Toda a concepção do projeto foi baseada em pesquisa, em que buscamos conciliar estética com funcionalidade, e o resultado nos deixou muito satisfeitos”, vibrou Serra, graduando de Design.

O coordenador de Design, Hudson Santos, ressaltou a importância de uma equipe multiprofissional no desenvolvimento do projeto. “É um trabalho desenvolvido por profissionais de diferentes áreas e setores, a começar pelo Núcleo de Design Instrucional, coordenado pela professora Paola Trindade, com a elaboração do briefing com sugestões dos elementos gráficos a serem criados, como personagens, ilustrações, ícones, infográficos e tabelas, demandados ao Núcleo de Design, responsável pela construção desse material”, explicou.

Higo Sampaio, que integra o Núcleo de Tecnologia da UNA-SUS/UFMA, apresentou as melhorias dos recursos educacionais realizadas no decorrer dos anos, como as salas virtuais, a criação de aplicativos com acesso off-line e o mais recente livro multimídia, ressaltando, também, o uso de tecnologia responsiva em todas as plataformas da Universidade, o que permite melhor acesso ao conteúdo dos Cursos de qualquer dispositivo.

Ao final do primeiro momento do encontro, o professor Pasquale falou da satisfação da parceria com a UNA-SUS/UFMA na realização da Capacitação em Língua Portuguesa. “É gratificante participar de um projeto como esse. É um Curso muito relevante, visto que há, ainda hoje, uma grande deficiência no ensino da nossa língua pelas escolas, então toda iniciativa no sentido de melhorar essa realidade é válida”, concluiu.

A Capacitação em Língua Portuguesa, organizada pela integrante do Núcleo de Audiovisual, Renata Valdejão, tem o objetivo de ajudar a complementar os conhecimentos de língua portuguesa dos alunos, técnicos e monitores para que, assim, possam aproveitar melhor os outros Cursos oferecidos pela Universidade.

 

Fonte: Comunicação UNA-SUS/UFMA