Geral

Primeira edição 2015 da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz está no ar

- Claudia Bittencourt

A primeira edição de 2015 da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz traz artigos científicos de interesse nacional e internacional. Dentre os destaques, está um artigo que propõe o uso de uma espécie de suíno como modelo para pesquisas sobre a toxoplasmose, doença que atinge grande parte da população mundial. No campo da Paleontologia, a revista publica o achado do verme Trichuris trichiura, causador de um quadro grave de diarreia em crianças, em uma múmia brasileira do período pós-colonial. Malária, doença de Chagas e leishmaniose também são temas desta edição.

Acesse gratuitamente a publicação (em inglês).

Múmia do período pós-colonial ajuda a solucionar impasse sobre doenças
Presente em regiões com falta de saneamento básico, o parasita Trichuris trichiura pode causar um tipo grave de diarreia em crianças e também está relacionado ao desenvolvimento de colite crônica em adultos. Comum em áreas tropicais e subtropicais, o verme é facilmente transmitido pelo solo. Um exemplar do parasito foi encontrado em uma múmia natural do período pós-colonial (séculos XVIII e XIV) desenterrada na igreja de Itacambira, em Minas Gerais. Ovos do T. trichiura já haviam sido encontrados em fezes mumificadas – os chamados coprólitos – da mesma múmia. A nova descoberta, que constatou a presença de um único verme no reto da múmia, confirma uma infecção por T. trichiura. A partir dessa informação e da análise de documentos da época, o estudo apontou evidências de que a infecção pelo verme e a doença então conhecida como ‘Maculo’ são a mesma patologia. A pesquisa foi realizada por pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) em parceria com pesquisadores da Noruega, França, Alemanha e Itália, além de outros centros de pesquisa nacionais. Veja a pesquisa.

Mini-porco brasileiro pode ser modelo para pesquisas em toxoplasmose
A utilização de animais como modelos para estudos científicos é uma etapa fundamental para a geração de conhecimento em saúde. Atualmente, as pesquisas sobre toxoplasmose utilizam suínos da espécie Sus scrofa domesticus – popularmente conhecido como porco doméstico. No entanto, cientistas brasileiros abriram caminho para aperfeiçoar este modelo. Eles identificaram que o porco-miniatura brasileiro (chamado BR-1) pode ser uma boa alternativa. Desenvolvido exclusivamente para experimentação biomédica, ele nunca havia sido testado como um modelo para estudos sobre toxoplasmose. Acesse a pesquisa.

Malária e doenças transmitidas por morcegos ganham revisões
Quando o assunto é malária, a região amazônica é uma das áreas mais importantes das Américas, concentrando grande parte dos casos. Um artigo de revisão assinado por instituições do Brasil e da França sintetiza a literatura científica sobre a transmissão da malária a partir da perspectiva de seus principais vetores na Amazônia: os mosquitos do gênero Anopheles. Já as doenças transmitidas por morcegos são o tema do artigo de revisão publicado por pesquisadores da Fiocruz Mata Atlântica e da Universidade do Estado do Colorado, nos Estados Unidos. Nele, os autores abordam aspectos biológicos, ecológicos e evolucionários dos morcegos que podem ser relevante para pesquisas médicas. Acesse as revisões completas.

Fonte: Fiocruz