Geral

Presidente da Fiocruz é nomeado para grupo da ONU

- Claudia Bittencourt



O presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, foi designado um dos dez membros de um grupo das Organização das Nações Unidas (ONU) focado em aprimorar a criação e o uso de tecnologias para a promoção do desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos. A iniciativa, denominada Mecanismo de Facilitação Tecnológica (TFM), reúne representantes da sociedade civil, do setor privado e da comunidade científica. O mecanismo participará da organização de um fórum multissetorial sobre ciência, tecnologia e inovação, além de apoiar o desenvolvimento de uma plataforma online sobre desenvolvimento sustentável e inovação.

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, ficou entre os dez escolhidos de uma lista de mais de 250 indicações (foto: Peter Ilicciev)

O anúncio foi realizado no dia 6 de janeiro pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. A criação do mecanismo está prevista em um documento intitulado Transformando nosso mundo: Agenda para o desenvolvimento sustentável 2030, adotado na 3ª Convenção Internacional de Financiamento para o Desenvolvimento, ocorrida em setembro em Addis Ababa, na Etiópia.

De acordo com o termo de referência do Mecanismo, seus membros deverão providenciar ideias, recomendações e orientações a uma força-tarefa interagências da ONU. A composição do mecanismo foi estabelecida de modo a refletir equilíbrio geográfico e garantir variedade interdisciplinar, abrangendo todos os aspectos da Agenda 2030. Os membros do Mecanismo cumprirão mandatos de dois anos e deverão se encontrar ao menos uma vez por ano. Mais de 250 indicações foram consideradas para a definição da lista final.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias, por André Costa