Geral

Pré-lançamento do curso Saúde das Populações Negras

- Claudia Bittencourt



Nesta quarta-feira, 30 de julho, ocorre o pré-lançamento do Curso Saúde da População Negra, durante o VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros (as), que acontece em Belém do Pará, de 29 julho a 02 de agosto.

O curso é promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). O curso utilizará a estratégia de ensino a distância e terá oferta permanente.

O objetivo da iniciativa é instruir os profissionais para que atuem pela perspectiva do cuidado centrado na pessoa e na família, de forma a colaborar com a melhoria da qualidade de atendimento de todos, reduzindo as desigualdades, alinhando-se aos princípios do SUS e da Política Nacional Integral da População Negra (PNSIPN). Nesse sentido, os conteúdos do curso promovem o debate sobre o racismo institucional, além de trazer informações gerais sobre a população negra, sua cultura e práticas tradicionais de saúde.

O curso fará parte da matriz curricular dos cursos de Especializações do Mais Médicos e do Programa Nacional de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), além de ser aberto ao público, sendo ofertado também para profissionais com graduação superior de quaisquer áreas do conhecimento.

O secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos; o coordenador de Monitoramento e Avaliação, Alysson Lemos e a consultora e coordenadora e uma das produtoras do curso, Lina Barreto.

Acompanhe as próximas informações sobre o curso no portal da UNA-SUS.