Geral

Porto Alegre - Telessaúde lança aplicativo contra Aedes

- Ascom SE/UNA-SUS



A população do Rio Grande do Sul (RS) possui uma nova ferramenta na luta contra o mosquito Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas: o aplicativo RS Contra Aedes. A campanha, de mesmo nome, lançada dia 18 de dezembro pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), em parceria com TelessaúdeRS/UFRGS e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), vem implantando diversas ações de orientação sobre as doenças causadas pelo Aedes e meios de denunciar os focos do mosquito.

Desde dezembro, os gaúchos podem esclarecer suas dúvidas sobre o Aedes e fazer denúncias por meio do site www.rscontraaedes.ufrgs.br e canal telefônico gratuito 0800 645 3308. Hoje (15), foi lançado oficialmente o aplicativo RS Contra Aedes e a sala de monitoramento do RS Contra Aedes na SES/RS.

Ações do RS Contra Aedes:

Aplicativo: Equipes do projeto TelessaúdeRS/UFRGS desenvolveram o RS Contra Aedes para denúncia de focos do Aedes aegypti e a prevenção das doenças por ele causadas. O download é gratuito e pode ser feito nas versões Android e muito em breve em iOS. Por meio do aplicativo a população pode saber mais sobre o que é e como se manifestam os sintomas do Zika Vírus, Dengue, Chikungunya. O usuário também responde a um questionário que o ajuda a descobrir quais lugares em sua casa podem se tornar criadouros do Aedes. Além disso, o APP possui um alerta para ajudá-lo (semanalmente) a lembrar de verificar esses locais e garantir sua residência livre de focos do mosquito. Outras funções do aplicativo:

 

  • Denunciar locais com foco do mosquito e enviar fotos
  • Revisão Semanal da sua Residência
  • Informações sobre Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e cuidados frente a essas doenças
  • Acessar rapidamente o 0800 645 3308 do RS Contra Aedes
  • Conhecer o Aedes e prevenir sua proliferação

 

Sala de monitoramento RS Contra Aedes: A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), criou uma sala para monitorar todas as ações relacionadas ao combate de focos do Aedes aegypti no estado. A equipe da sala de monitoramento será composta pela SES/RS, TelessaúdeRS/UFRGS e outras instituições e será responsável por averiguar todas as denúncias recebidas pelo site www.rscontraaedes.ufrgs.br e 0800 645 3308 e orientar os municípios em suas atividades de inspeção e prevenção de focos do mosquito.

Site www.rscontraaedes.ufrgs.br: a população e profissionais de saúde podem consultar informações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o avanço das doenças nas regiões do RS e denunciar focos de mosquito.  As ações da campanha e outras formas de prevenção e denúncia de focos do mosquito também podem ser feitas pela hashtag #RSContraAEDES.

0800 645 3308: dirigido à população e aos Agentes Comunitários de Saúde do RS. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:30, para esclarecimento sobre diagnóstico e tratamento da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Microcefalia, além de denúncias sobre focos de mosquitos e orientações sobre serviços de atendimento em saúde (Unidades Básicas de Saúde e Serviços de Urgência). As ligações são atendidas pelos profissionais da equipe de teleconsultores médicos e outras profissões do TelessaúdeRS/UFRGS.

Profissionais de saúde podem esclarecer dúvidas em um canal exclusivo para médicos e enfermeiros (este outro canal é o 0800 644 6543, disponível para médicos que trabalham na atenção primária à saúde/atenção básica (APS/AB) em todo o Brasil desde 2007 e já realizou mais de 40 mil teleconsultorias). Por meio deste número todos os médicos da APS/AB no RS e Brasil podem esclarecer dúvidas clínicas sobre diagnóstico, procedimentos de trabalho e tratamento de doenças na APS/AB, entre elas, Dengue, Chikungunya, Zika Vírus, Microcefalia.

Outras ações do TelessaúdeRS/UFRGS

O TelessaúdeRS/UFRGS é um projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que promove ações para qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS) e auxiliar os profissionais que trabalham APS/AB. Em dezembro de 2015 o projeto completou 10 anos de pesquisa em telessaúde e desde então, realiza diversas atividades em teleconsultoria para médicos de todo o Brasil, enfermeiros e profissionais de saúde do RS, serviços de telediagnóstico para pacientes do SUS, aplicativos e ações voltadas para a qualificação de listas de espera para encaminhamentos no estado. Saiba mais sobre nossas ações:

RegulaSUS: ação realizada em parceria com a SES/RS e Complexo Regulador Estadual do RS, analisa as listas de espera para consulta especializada no RS para diminuir os encaminhamentos desnecessários, definir critérios de prioridade e qualificar os encaminhamentos já existentes. Na fase inicial do projeto foram evitados cerca de 28% dos encaminhamentos em endocrinologia e 45% em nefrologia, com redução importante do tempo de espera por consultas.

Telediagnóstico: o RespiraNet fornece telediagnóstico gratuito em espirometria, exame para auxiliar o diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias crônicas. Por meio do RespiraNet, usuários do SUS portadores de doenças respiratórias em todo o RS podem realizar o exame no município mais próximo de sua cidade e recebem o laudo em até 20 dias. O EstomatoNet é um serviço de telediagnóstico para doenças que se manifestam como lesões bucais e auxilia em diagnósticos e tratamentos estomatológicos na APS/AB do RS.

Aplicativos: O TelessaúdeRS/UFRGS, em parceria com o Ministério da Saúde, desenvolve aplicativos para auxiliar o trabalho dos profissionais APS/AB. Estas ferramentas contribuem no processo e na tomada de decisão clínica, além de aumentar a resolutividade do profissional e melhorar a saúde da população. Os aplicativos são públicos e gratuitos e tratam sobre temas como alcoolismo, gestação, risco cardiovascular, nutrição, taxa de filtração glomerular, asma, dpoc, depressão e acidentes com animais peçonhentos.  Aplicativos sobre outros temas clínicos estão em desenvolvimento e em breve estarão disponíveis.

Acesse www.telessauders.ufrgs.br e consulte mais informações sobre o projeto TelessaúdeRS/UFRGS.

Fonte: Equipe de Comunicação do TelessaúdeRS/UFRGS