Acesso à informação
Suporte

Você está aqui

A partir dessa segunda-feira alunos de graduação também poderão fazer cursos ofertados pela UNA-SUS

A partir desta segunda-feira, 5 de outubro, alunos de graduação da área da saúde poderão realizar cursos online ofertados pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).  Neste primeiro momento, os estudantes poderão se matricular nos cursos de qualificação que não estão restritos a profissões regulamentadas. A ideia é que até o final do ano, outros cursos possam ser disponibilizados.

Em junho deste ano, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou termo de cooperação com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), visando a integração dos dados do Censo de Educação Superior à Plataforma Arouca. Essa ação, prevista na Portaria Interministerial 10/2013, estabelece as diretrizes do Sistema UNA-SUS, prevendo a integração da Plataforma Arouca com os sistemas de informação do Ministério da Educação.

Essa integração traz benefícios diretos aos estudantes, que passam a ter acesso aos cursos ofertados pelo UNA-SUS e aos docentes, que poderão registrar ofertas educacionais e computar sua experiência docente para fins curriculares.

Além disso, a integração dessas bases de dados possibilitará a realização de análises sobre o movimento migratório dos profissionais de saúde, identificação de áreas de escassez de exercício e de formação, podendo subsidiar estudos estratégicos.

Cabe destacar que os dados dos professores, estudantes e dirigentes estão protegidos na forma da Lei e regulamentos do INEP e da UNA-SUS, e serão usados exclusivamente para oferecer serviços educacionais e para pesquisas conduzidas pela Fiocruz.

Assim, a primeira fase do projeto foi a disponibilização dos dados do Censo de Educação Superior pelo INEP. Agora, inicia-se a segunda fase, de responsabilidade da UNA-SUS/Fiocruz, que é a oferta de serviços educacionais para alunos e professores utilizando os dados do Censo.

“A oferta de serviços educacionais do UNA-SUS para os alunos e professores de graduação é um grande reforço a educação médica. Os estudantes passam a ter a opção de acessar cursos online chancelados pelo Ministério da Saúde e pelas Universidades públicas que integram a Rede UNA-SUS. Os Professores, além de poderem incorporar esses cursos como atividades didáticas das suas matérias, poderão também utilizar todo o material didático disponível no Acervo UNA-SUS para preparar suas aulas”, explica o Coordenador de Gestão do Conhecimento da Secretaria Executiva do UNA-SUS, Vinícius de Araújo Oliveira.

Veja abaixo cronograma de implantação dos serviços. 

 

Palavras Chave: