Geral

OPAS/OMS lança livro em inglês e espanhol sobre experiência brasileira de saúde em comunidades

- Ascom SE/UNA-SUS



A Educação Baseada na Comunidade (EBC) para as profissões da saúde é uma demanda global, e o Brasil vem mostrando-se sensível, pioneiro e inovador nas ações de aproximação entre a universidade e o sistema de saúde, para além do cenário hospitalar.

Reconhecendo sua importância, a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil traduziu o livro Educação Baseada na Comunidade para as Profissões da Saúde: Aprendendo com a Experiência Brasileira para o inglês e o espanhol.

Foto: Divulgação OPAS/OMS

O livro interessa a docentes, profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), além dos representantes de Conselhos Locais e Municipais de Saúde, dada a importância e envolvimento de cada um destes grupos nas discussões e pactuações sobre as atividades de EBC.

O conceito de educação baseada na comunidade no contexto da formação de profissionais da saúde é da segunda metade do século XX, mais precisamente da década de 1970. Desde sua proposição, este tem sido um tema que ganhou importância, já que é um referencial para o desenho de currículos de todos os cursos da área da saúde, constando como recomendação de diretrizes e recomendações para o desenho de currículos em praticamente todo o mundo.

O livro inova ao trazer relatos de experiências e formas únicas e criativas que foram encontradas para aproximar profissional da saúde em formação daqueles cenários, onde certamente atuarão após o término da graduação.

Acesse a versão em português em inlgês da publicação (Community Based Education for the Health Professions) e a versão em espanhol (Educacion basada en la comunidad para las profesiones de salud).

Fonte: ONU Brasil, com informações da OPAS/OMS