Geral

OPAS/OMS apoia os 16 dias de movimento pelo fim da violência contra as mulheres

- Claudia Bittencourt



A violência contra a mulher é encontrada dentro e fora das famílias e é praticada por agressões físicas, psicológicas, moral, patrimonial, sexual e ocorrem tanto no espaço público como no privado. Como repercussões, a violência provoca danos à saúde como estresse, enfermidades crônicas, depressão, entre outras.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência como o uso intencional de força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa ou contra um grupo ou uma comunidade que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.

O relatório “Violência contra as mulheres na América Latina e no Caribe: Uma análise comparativa dos dados sobre a população de 12 países”, publicado em 2013 pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em colaboração com o Centro de Controle e Prevenção e Doença dos Estados Unidos (CDC), mostra que, em 12 países estudados da América Latina e do Caribe, entre 17 e 53% das mulheres entrevistadas afirmaram ter sofrido violência física ou sexual de seus parceiros.

A análise comparativa mostra também que entre 10 e 27% das mulheres nesses países relataram ter sofrido violência sexual em algum momento de suas vidas, cometido por um parceiro ou outra pessoa, mas geralmente por um homem que já conhecia.

No Brasil, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República possui inúmeras ações desenvolvidas contra a violência contra a mulher – estabelecimento de Plano Nacional de Políticas para as Mulheres 2013/2015, Central de Atendimento 180, Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), entre outras. Os números de ocorrências e registros de violência contra a mulher são altos se compararmos a de cada registro de doenças e agravos.

Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership, CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

Os 16 dias da campanha, de 25 de novembro a 10 de dezembro, foram escolhidos por fazer parte de um período de datas históricas e marcos de luta das mulheres. Hoje, cerca de 130 países desenvolvem esta campanha, conclamando a sociedade e seus governos a tomarem uma atitude frente à violação dos direitos humanos das mulheres.

Este ano, em apoio aos 16 dias de movimento pelo fim da violência contra a mulher, a OPAS/OMS no Brasil realiza o evento “Mulheres e homens comprometidos com o fim da violência contra as mulheres”, que acontecerá no dia 24 de novembro na representação da OPAS/OMS no Brasil.

O objetivo é promover uma discussão sobre os prejuízos da violência contra as mulheres, envolvendo os gêneros feminino e masculino, apontado responsabilidades e atitudes para abolir este tipo de agressão.

O evento, aberto ao público, contará com a exibição do filme “Pelos Meus Olhos” (assista ao trailer aqui) e posterior debate com a participação de Maria Cecilia de Souza Minayo e Eduardo Chakora.

Quando: Segunda-feira, 24 de novembro de 2014, das 17h às 20h

Onde: Auditório Carlyle – OPAS/OMS no Brasil – Setor de Embaixadas Norte, lote 19, Brasília

Como se inscrever: É necessário enviar os dados pessoais (nome completo e identidade) para comunicacaoopasbrasil@paho.org. A entrada é gratuita.

Fonte: ONU BR