Geral

Oficina de Gestão de Ofertas Educacionais do Sistema UNA-SUS

- Ascom SE/UNA-SUS



Membros das instituições integrantes da Rede UNA-SUS participaram da Oficina de Gestão de Ofertas Educacionais do Sistema UNA-SUS, que ocorreu de 8 a 9 de abril, na sede da Secretaria Executiva (SE), em Brasília. O evento teve como objetivo alinhar as ações da Rede para futuros lançamentos de ofertas. Para isso, foram realizadas apresentações das equipes de diversas áreas da SE, como o suporte, comunicação social, tecnologia da informação e design educacional.

A apresentação do primeiro dia de oficina foi feita pelo coordenador de gestão do conhecimento da UNA-SUS, Vinícius Oliveira, que iniciou o debate dos temas a serem discutidos durante o evento.

A consultora de design educacional, Bárbara Menezes, falou sobre a gestão de ofertas de cursos e apresentou o novo hotsite, ainda em desenvolvimento, que funcionará como uma vitrine com informações de todos os cursos da UNA-SUS.

A divulgação de lançamentos e eventos relacionados aos cursos foi tema abordado pela equipe da assessoria de comunicação social da UNA-SUS, Rebeca Cunha e Claudia Bittencourt. Na apresentação,  foram discutidas questões relativas  aos processos  de divulgação no portal da Secretaria Executiva e demais sites da Rede. Além disso, também falou-se sobre o manual de identidade visual  e aplicação do logo da UNA-SUS em diversos canais, assim como da inserção em mídias sociais.

O analista de sistemas de informação, Ricardo Zago, abordou o uso da Plataforma Arouca no apoio à matrícula e certificação dos cursos. Zago destacou a importância da Plataforma como apoio aos cursos, já que nela estão concentrados dados de profissionais de saúde obtidos de bases oficiais de informação e disponíveis para o Sistema UNA-SUS. O analista também falou sobre o Web Service Arouca, criado para atender às demandas de consulta e inserção de informações relacionadas a cursos na Plataforma.

Em seguida, o engenheiro de software, Onivaldo Rosa Junior, discorreu sobre autenticação federativa, que permite uma identificação inequívoca dos usuários nos diversos serviços oferecidos pela Rede UNA-SUS.

Para falar sobre "Moodle como AVA de cursos online abertos", o supervisor da equipe de Moodle, Salvador Melo, discorreu sobre a oferta de cursos pela Plataforma  e explicou as etapas de desenvolvimento, homologação e produção.

A publicação de materiais no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES)  foi tema da palestra realizada pela consultora técnica da equipe de Ciência da Informação da UNA-SUS, Fernanda Monteiro e pela consultora Lina Barreto. Na ocasião, foi destacada a importância do compartilhamento dos recursos educacionais produzidos pelas instituições da Rede e a importância dos mesmos na etapa de produção de cursos. Para Barreto, "o bom acervo, com recursos que possam ser reutilizados, agiliza o processo de produção".

A gerente do suporte, Patrícia Cruvinel, falou sobre o sistema que atende aos usuários que têm dúvidas a respeito dos serviços da Rede UNA-SUS. Cruvinel apresentou o software osTicket, que pode ser baixado e utilizado gratuitamente.

A última palestra do dia, realizada por Onivaldo Rosa Junior, teve como mote "Recursos Educacionais em HTML 5", linguagem de produção inovadora, que possibilita a utilização de formatos como vídeo, pdf e áudio. O analista falou também sobre o projeto Estante UNA-SUS.

Durante as atividades do dia 9, o tema mais abordado foi o Moodle. As apresentações foram feitas pela equipe da Plataforma Moodle da SE, Salvador Melo, Márcio Batista e Lino Moniz.

Foi apresentado o detalhamento da infraestrutura técnica das instalações do Moodle, implementadas para atender ao novo padrão de ofertas de cursos, além da proposta do ambiente de integração dos administradores da ferramenta, projeto que está em desenvolvimento.

Para Vinícius Oliveira, é importante "produzir materiais que possam ser disponibilizados também em modo offline, por conta do desafio do Provab e Mais Médicos". Para o coordenador, a consolidação dessas iniciativas no Sistema UNA-SUS, no contexto de contribuição para o SUS, é uma oportunidade valiosa para ampliar o acesso aos cursos.