Geral

Oficina apresenta a experiência da UNA-SUS em Lima

- Claudia Bittencourt



Representantes da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) participaram da oficina Potenciais, sucessos e desafios do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação a Distância: A experiência da UNA-SUS (Brasil). O evento foi realizado nos dias 28 e 29 de abril, em Lima, capital do Peru. O objetivo foi apresentar a experiência da UNA-SUS para os professores da Universidade Peruana Cayetano Heredia.

Durante o encontro, o coordenador de Monitoramento e Avaliação da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Alysson Lemos e o consultor, Roberto Esteves explanaram sobre temas chaves que envolvem o funcionamento do Sistema UNA-SUS e a estratégia da educação a distância para a capacitação de profissionais.

Lemos abordou questões sobre o planejamento de ações estratégias educacionais voltadas para a educação a distância; a Plataforma Arouca e ARES como exemplos de como implantar e monitorar cursos virtuais; construção de uma coleção de recursos educacionais, entre outros.

O consultor da UNA-SUS, Roberto Esteves, abordou temas como: a formação de Recursos Humanos em saúde no Brasil, no contexto do Sistema Único de Saúde; os desafios e superação de obstáculos nas instituições de ensino que compõem o Rede UNA-SUS, bem como a produção e validação de materiais educativos.

“Tivemos a oportunidade de apresentar nosso histórico, avanços e desafios, o que gerou muito interesse de parte da audiência, formada por professores de diversas faculdades da Universidade Peruana Cayetano Heredia”, disse o consultor. Para Esteves, os principais destaques da oficina foram as discussões sobre a importância do investimento do governo brasileiro em educação permanente em saúde e seu vínculo com o SUS; a complexidade dos processos de produção e validação de cursos de educação a distância e a variedade de materiais educacionais que disponibilizamos pela UNA-SUS e o enorme alcance dos cursos, tanto em termos de número de estudantes quando sua dispersão pelo território nacional.

Também participaram da oficina o consultor da UNA-SUS, Pedro Brito; a Decana da Faculdade de Saúde Pública e Administração da Universidade Peruana Cayetano Heredia, Patricia J. Garcia; os coordenadores MOOCs - Massive Open Online Course, Magaly Blas Ayala e Miguel Egoavil e os professores e equipe de Tecnologias da Informação e Comunicação  da Faculdade.

 

Fonte: SE/UNA-SUS