Geral

NUTEDS/UFC realiza webconferência sobre Rede RUTE e o Teleensino em Saúde

- Ascom SE/UNA-SUS



O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC) realiza, dia 24 de novembro, às 9h (horário Brasília), a conferência online especial "A Rede RUTE e o Teleensino em Saúde". A palestra será ministrada pelo Coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Prof. Dr. Luiz Ary Messina.

A ideia é apresentar a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Na ocasião, serão abordados aspectos relacionados ao Teleensino na área da saúde, especialmente por meio dos chamados Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs).

Os SIGs são uma iniciativa fomentada pela Rede RUTE para promoção de debates, discussões de caso e aulas à distância, por videoconferência ou webconferência, atendendo várias áreas da medicina. Além disso, estimula a integração e a capacitação de profissionais de saúde em diferentes níveis de formação. 

O evento conta com a participação de representantes da Faculdade de Medicina da UFC (FAMED), do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e do NUTED.

Como participar?

Alunos, professores, pesquisadores, profissionais da área da saúde, em geral, podem acompanhar e participar das discussões. A webconferência é aberta ao público.

Para tanto, basta acessar o link: http://webconf2.rnp.br/rutehuwcufc, entrar como convidado no dia e horário programados, colocar o nome e acessar a sala virtual. Lá, é possível acompanhar as discussões, visualizar o conteúdo e participar do debate.

Sobre a Rede RUTE

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A Rede visa apoiar o aprimoramento de projetos em Telemedicina em universidades públicas e Hospitais Universitários, estimulando a colaboração entre os parceiros, por meio de vídeo e webconferência, com palestras, educação permanente, segunda opinião formativa e teleconsultas.

A Rede fomenta serviços médicos já existentes no país, permitindo a adoção de medidas simples e de baixo custo que diminuem a carência de especialistas e proporcionam treinamento e capacitação de profissionais da área médica sem deslocamento para os centros de referência.

Fonte: Assessoria de Comunicação do NUTEDS/UFC