Geral

Novo portal da UNA-SUS completa um ano

- Claudia Bittencourt



O novo portal da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) completa um ano hoje (12/09). O processo de implantação desse site foi iniciado meses antes e contou com a atualização da logo e de todo o layout, além de incluir mais seções.  

O coordenador da administrativo e da assessoria de comunicação social, Roberto Vianna, explica que o novo portal foi planejado para trazer mais dinamismo à navegação e facilitar o acesso dos alunos, fazendo com eles encontrassem as informações de que precisam de forma intuitiva.  

O processo de criação da nova logo considerou o vínculo com o Sistema único de Saúde (SUS); os valores relacionados à educação; a modernidade e a preocupação com a atualização dos conhecimentos e técnicas. Essas ideias foram refletidas nas cores e nas fontes utilizadas. Confira o manual de identidade visual da UNA-SUS aqui.

Desde o lançamento em 12 de setembro de 2013 até 8 de setembro de 2014, o portal recebeu cerca de 820 mil visitas de mais de 120 países diferentes, sendo que 357.511 pessoas retornaram. O país que lidera os acessos é o Brasil, com 809284 visitas; seguido dos Estados Unidos, com 4983 e de Portugal, com 623.

O número de downloads supera 80 mil e já foram realizadas mais de 21 mil pesquisas, sendo que mais de 4 mil foram realizadas por meio das palavras-chave – a nuvem de #hashtags de assuntos mais acessados é um exemplo do dinamismo e maior facilidade para encontrar informações.

Com o novo manual de identidade visual, as universidades da Rede também fizeram adequações. É o caso da Universidade Federal do Maranhão, uma das primeiras a aderirem o novo layout. Para o social mídia da UNA-SUS/UFMA, Antônio Paiva, o novo portal “possui características que facilitam a navegação, além de ser agradável esteticamente”, afirma.

Logo antiga

Além das inovações do portal, a UNA-SUS está inserida nas mídias sociais. Inicialmente com o Google Plus, que já tem 119 seguidores e com o Linkedin, com 141. Para Roberto Vianna, a implantação do novo portal foi o primeiro passo para o avanço da UNA-SUS no atendimento às necessidades do usuário e destaca que a ideia é aprimorar o site cada vez por meio de adequações, quando necessário.