Geral

Novo Guia Alimentar deve ser lançado neste semestre

- Ascom SE/UNA-SUS



Para orientar a população brasileira a ter uma alimentação saudável, o Ministério da Saúde deve lançar, no segundo semestre deste ano, uma nova versão do Guia Alimentar. Publicado em 2006, o guia traz, por exemplo, dicas nutricionais, instruções sobre o número adequado de refeições por dia e testes sobre a qualidade da alimentação e peso ideal. Nos últimos anos, a publicação passou por algumas mudanças para se adequar ao hábito alimentar do brasileiro, conforme explica a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime.

"Os organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde, OMS e a FAO, que é a Organização para Alimentação e Agricultura, sempre recomendam que os países, o Ministério da Saúde, ele reveja de tempos em tempos os guias alimentares. É um instrumento de educação alimentar e nutricional para levar informação para a população sobre práticas alimentares saudáveis. No Brasil, houve uma redução importante da desnutrição, por outro lado um aumento da obesidade. Então o tom das mensagens, a ênfase, ela vai se alterando de acordo com esse perfil de saúde e nutrição da população. ”

A nutricionista vinculada ao SUS, Sandra Xavier, trabalha com o Guia Alimentar do Ministério da Saúde há oito anos. Ela destaca algumas recomendações importantes que podem ser encontradas na publicação. "O guia é um conjunto todo de ações. Mas no dia a dia, o que posso destacar? São duas diretrizes que eu particularmente me esforço para seguir e passo isso também nas palestras. É a diretriz 7, que trata da água, que é a orientação de beber pelo menos dois litros por dia, isso dá mais ou menos seis a oito copos. E a diretriz especial 1, que é sobre a atividade física, a importância da atividade física para uma vida saudável. O guia orienta para pelo menos trinta minutos por dia.”

Além de disponibilizar o guia alimentar para a população, o Ministério da Saúde possui outro guia para crianças com até dois anos de idade. Nessa publicação, os pais encontram, por exemplo, informações sobre o aleitamento materno e papinha do bebê.

 

Fonte: Portal Brasil