Geral

Novas turmas do Curso Presencial do e-SUS AB

- Claudia Bittencourt



O TelessaúdeRS/UFRGS promoverá, nos meses de março e abril de 2015, um novo ciclo de cursos gratuitos sobre o e-SUS AB, direcionado para gestores e profissionais de saúde do Rio Grande do Sul. O curso tem como objetivo principal abordar os aspectos que envolvem a estratégia e-SUS AB, preparar os gestores e representantes dos municípios sobre as funcionalidades e condições necessárias para a implantação do software.

Por meio desse curso, o TelessaúdeRS/UFRGS pretende reforçar e esclarecer questões a respeito da implantação do e-SUS AB, para que os gestores e profissionais de saúde possam identificar as condições necessárias para que seus municípios sejam capacitados. O prazo para que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país estejam com o sistema implantado é até maio de 2015, conforme Nota Técnica do DAB/SAS/MS de 07/08/2014.

Esta nova edição será dividida em seis turmas com vagas limitadas, interessados deverão realizar sua pré-inscrição através do link http://www.ufrgs.br/educatele/cursos/curso-presencial-e-sus-ab-novas-turmas. Ao preencher o formulário, o candidato deverá optar por duas datas, a inscrição será feita em uma delas conforme disponibilidade de vagas.

A edição anterior, realizada entre dezembro e fevereiro, foi dividida em 10 turmas com total de 180 participantes de todas as macrorregiões do estado do Rio Grande do Sul.

Os cursos terão duração de dois dias e serão realizados na sede do TelessaúdeRS/UFRGS em Porto Alegre, localizada na Rua Dona Laura, nº 320, andar G1, Bairro Rio Branco, próximo ao Parcão.

Confira as datas das próximas turmas:

Turma 12 - 11 e 12/03/2015

Turma 13 - 30 e 31/03/2015

Turma 14 - 01 e 02/04/2015

Turma 15 -  07 e 08/04/2015

Turma 16 - 14 e 15/04/2015

Turma 17 - 28 e 29/04/2015

Sobre o e-SUS Atenção Básica

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico. 

 

Canais de comunicação:

www.ufrgs.br/telessauders

Facebook/Twitter/Youtube: telessauders

 

Fonte: TelessaúdeRS/UFRGS, com informações do Ministério da Saúde