Geral

Nova edição da Reciis destaca experiências de mulheres que vivem com HIV/Aids

- Ascom SE/UNA-SUS



 

Já está online o primeiro número de 2014 da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz). A revista trimestral traz quatro artigos originais e um de revisão, além de duas resenhas e um ensaio. Os textos, que estão em formato PDF, podem ser baixados ou lidos diretamente no site da revista. Para acessá-los e obter outras informações sobre o periódico científico do Icict, clique aqui.

 

 

Entre os artigos originais, o primeiro apresenta uma reflexão sobre o silenciamento das mulheres que vivem com HIV/Aids como forma de comunicação de sua condição e de enfrentamento do preconceito. O segundo busca entender onde e como se dão as trocas de informações sobre saúde na web e, para tanto, apresenta uma metodologia para avaliação de redes a partir de sites de governo. O terceiro discute a dinâmica do setor farmacêutico brasileiro, faz uma revisão teórica sobre a marca como instrumento de propriedade industrial e apresenta um mapeamento de seu uso por empresas multinacionais do setor farmacêutico no mercado nacional, por meio da base de dados de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O quarto trabalho, originalmente submetido em inglês, descreve a evolução das relações entre os países da União Europeia e América Latina e Caribe, visando ao desenvolvimento tecnológico e à inovação em saúde. A análise de documentos sobre esses intercâmbios mostra um avanço nessas relações, por meio de programas de cooperação, oportunidades de financiamento e agendas comuns de pesquisa.

O artigo de revisão aponta potencialidades e desafios do uso de programas de Telessaúde e de Telerreabilitação como estratégia para avaliação, prescrição, monitoramento, reabilitação e educação a distância. As duas resenhas espelham temas atuais de forma diversificada. Enquanto uma trabalha com o livro Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade, a outra se dedica ao documentário As cores da utopia, que trata da loucura e das instituições psiquiátricas no Brasil. Encerrando a edição, uma homenagem ao cineasta e documentarista Eduardo Coutinho.

Com novos editores científicos (Christovam Barcelos, pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde; Rodrigo Murtinho, vice-diretor de Informação e Comunicação e pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde; e Rosany Bochner, pesquisadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde, e editora-executiva, Juliana Reis), a revista foi contemplada no edital de Apoio à Publicação de Periódicos Científicos e Tecnológicos Institucionais da Faperj e já planeja mudanças significativas como a revisão do fluxo e normas de submissão, avaliação e edição de artigos, a publicação do resumo de todos os artigos em português, espanhol e inglês, e adoção de uma nova estratégia de divulgação da versão dos artigos em inglês, dentre outras medidas que ajudarão a dar uma nova cara ao periódico do Icict.

Para ver todos os árticos e ter acesso à revista, clique aqui.

Fonte: Agência Fiocruz