Geral

Nefrologia Multidisciplinar realiza 3º Encontro de Tutores e 2ª Oficina de Metodologia Científica

- Claudia Bittencourt



O Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) realizou, nos dias 05 e 06 de fevereiro, o 3º Encontro de Tutores e a 2ª Oficina de Metodologia Científica. Os eventos foram realizados no Departamento de Saúde Pública da UFMA, em São Luís.

Na oportunidade, a coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar, Christiana Leal e a coordenadora pedagógica, Patrícia Machado, apresentaram aos tutores algumas bases de dados, como a do Google Acadêmico e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). As base que auxiliarão na elaboração das atividades de Metodologia Científica ao longo do curso e, futuramente, na elaboração do Trabalho de Conclusão.

Foto: Divulgação UFMA

O uso dessas bases de dados será trabalhado no módulo de Metodologia Científica que é disponibilizada de forma transversal ao curso. Assim, a realização da Oficina permitiu um maior aprofundamento acerca das questões que permeiam esse tema, além de ser também um momento de esclarecer as principais dúvidas.

“Realizamos o evento em dois dias para facilitar a participação de todos os tutores. Os encontros foram muito produtivos, conseguimos alcançar o objetivo maior, que foi capacitar os tutores para que possam acompanhar os alunos nas atividades relacionadas ao módulo de Metodologia Científica corretamente”, explicou Patrícia Machado.

Para a coordenadora de Tutoria do curso, Maiara Marques, o encontro serviu também para auxiliar ainda mais os tutores no acompanhamento dos alunos. "Esse evento foi um complemento do realizado no início de janeiro e objetiva capacitar os tutores para que eles possam esclarecer melhor as dúvidas dos alunos e assim contribuir no desenvolvimento das atividades de metodologia com maior excelência”, explica.

A tutora Andrea Carolina Ramos acredita que os encontros são importantes, pois contribuem no compartilhamento de informações com os alunos. “É importante termos esse treinamento, porque ajuda a ficarmos mais aptos e tranquilos para passar as informações para os alunos”, avalia.

Opinião compartilhada pela tutora Jerusa Abreu. “O encontro foi importante porque conhecemos as ferramentas de pesquisa que os alunos irão trabalhar. Com isso, há um enriquecimento do conteúdo. Para o tutor esse momento permitirá que auxiliemos os alunos da forma correta”, disse.

Veja mais fotos do evento!

 

Fonte: Comunicação UNA-SUS/UFMA