Geral

Nefrologia Multidisciplinar abre inscrições para quatro novos cursos

- Claudia Bittencourt



A Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) abre, nessa terça-feira (5/7), as inscrições para quatro cursos do Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar. São eles: Terapia Renal Substitutiva; Abordagem nutricional ao paciente com doença renal crônica (DRC); Abordagem farmacêutica na DRC; A Interdisciplinaridade no cuidado ao paciente com DRC.

As inscrições podem ser realizadas até 30 de novembro, pelo site.

Os cursos possuem carga horária de 30h cada, são gratuitos e oferecidos na modalidade autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores.

O primeiro curso abordará as terapias renais substitutivas: hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal e discorre sobre suas indicações, contra-indicações e legislação relacionada. Também serão trata das ações educativas que podem ser realizadas para a promoção da qualidade de vida do paciente com doença renal crônica. Para se inscrever, acesse o link.

Já o que versa sobre Abordagem nutricional ao paciente com DRC trata da avaliação e diagnóstico nutricional na DRC, bem como das principais estratégias nutricionais para a prevenção e controle nos grupos de risco e na população em geral. Para se matricular, clique aqui.

O curso Abordagem farmacêutica na DRC alude sobre os medicamentos mais utilizados no tratamento da doença, suas reações adversas, modos de conservação e armazenamento e sobre a importância da adesão terapêutica. Discorre ainda sobre as principais drogas nefrotóxicas utilizadas na prática clínica, seus mecanismos de toxicidade renal e medidas nefroprotetoras. Para se inscrever, clique aqui.

E o curso A Interdisciplinaridade no cuidado ao paciente com DRC apresenta a constituição da equipe interdisciplinar e suas atribuições junto ao portador da enfermidade.  Além disso, abordará aspectos sobre a aplicação dos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH) junto ao paciente com doença renal crônica, à família e à equipe de saúde.  Também será apresentada a realidade vivenciada por famílias quando um dos membros apresenta o diagnóstico de DRC. Clique aqui para realizar sua inscrição.

Para se certificar, o aluno deve realizar as atividades propostas com aproveitamento igual ou superior a 70% para a obtenção da certificação.

O Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar é uma iniciativa de formação em larga escala, fruto da parceria da Universidade Federal do Maranhão com as de Secretarias de Atenção à Saúde (SAS) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), por meio do Departamento de Prevenção de Doenças Renais.

Para mais informações, acesse: http://www.unasus.gov.br/cursos/nefrologia.

 

Fonte: UNA-SUS/UFMA