Geral

Natalino Salgado profere palestra em Simpósio da Academia Nacional de Medicina

- Ascom SE/UNA-SUS



O coordenador geral do Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar da UNA-SUS/UFMA, profº drº Natalino Salgado Filho, participou, no Rio de Janeiro, de um Simpósio organizado pela Academia Nacional de Medicina (ANM), em homenagem ao Dia Mundial do Rim. Na oportunidade, Natalino Salgado ministrou a palestra: Contribuições na EaD na Prevenção da DRC no Brasil.

As maiores autoridades nacionais, muitos das quais acadêmicos proferiram conferências e participaram de discussões no simpósio, representando diversas universidades, como: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, entre outras.

Durante a palestra, Natalino Salgado falou do importante papel da UNA-SUS/UFMA na difusão do conhecimento, por meio do ensino na modalidade a distância, focando o papel da instituição no lançamento de vários cursos, sendo a que possui o maior número em andamento em toda a Rede UNA-SUS.

O professor destacou ainda o lançamento do curso de Nefrologia Multidisciplinar, primeiro do Brasil a abranger diversas áreas, e por isso, se tornando grande sucesso no número de inscrições. Natalino apontou o uso de novas tecnologias, como games, por meio do Nefro Game, como ferramentas eficazes para a disseminação do conhecimento. Além, é claro, dos e-books do curso que podem ser baixados gratuitamente. Ele destacou ainda a parceria para a realização do curso com Ministério da Saúde (SAS/MS) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Ministério da Saúde (UFMA/SAS/SGTES) e o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN.

Na palestra, Natalino Salgado também falou sobre o Centro de Prevenção de Doenças Renais do HU-UFMA, que tem como objetivo oferecer à população maranhense um atendimento diferenciado no que diz respeito às diversas patologias renais, observando causas tratáveis e preveníveis da doença, visando à melhoria na qualidade de vida do usuário.

A Academia - fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829, mudou de nome duas vezes, mas seu objetivo mantém-se inalterado: o de contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e ciências afins, além de servir como órgão de consulta do Governo brasileiro sobre questões de saúde e de educação médica.

Fonte: UNA-SUS/UFMA