Geral

Musicoterapia busca acessar memórias e gerar bem-estar

- Ascom SE/UNA-SUS



A última terça-feira (15) marcou o Dia do Musicoterapeuta. Por isso, o Tarde Nacional resolveu falar um pouco sobre o trabalho desse profissional, que utiliza a música e seus elementos para a reabilitação física, social e emocional de pessoas de diferentes idades.

O entrevistado foi o musicoterapeuta e atual Presidente da Associação de Musicoterapia do Pará, Tomás Abe. Segundo ele, este tipo de terapia costuma estabelecer canais pra que o indivíduo possa se expressar por meio da música e tome consciência do que está acontecendo no seu interior.

Para ouvir a entrevista, acesse o site da EBC.

Ele contou como funcionam as conexões entre a música e as memórias, e que estímulos isso pode gerar no corpo humano. Falou também sobre resultados bastante positivos quando a musicoterapia é trabalhada com crianças com autismo e síndrome de Down.

 Segundo Abe, pra se tornar musicoterapeuta, é preciso fazer uma graduação de quatro anos ou uma pós-graduação. A grade curricular da graduação é multidisciplinar, com matérias de enfermagem, psicologia, anatomia, prática de instrumentos, técnicas musicais e outras, além das específicas da própria musicoterapia. 

 

Fonte: EBC