Geral

Museu itinerante leva atividades interativas e exposições ao município de Timóteo

- Claudia Bittencourt



A população de Timóteo (MG) é mais uma a conhecer e participar das atividades do museu itinerante da Fiocruz. Entre esta quinta-feira (24) e sábado (26/7), o projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos mostrará atrações interativas e divertidas como o girotech, a bancada de microscopia, a bicicleta geradora, a pilha humana, a casa maquete e a miniusina hidrelétrica, além de números circenses e o jogo das vacinas. O caminhão da ciência participa da 23ª edição do Projeto Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós (palavra que significa "casa", em grego), promovido pela Fundação Aperam Acesita em espaço com área equivalente a quase 10 campos de futebol dedicado ao aprendizado, diversão e contato com a natureza. O Ciência Móvel já percorreu 70 cidades em mais de 100 viagens, beneficiando 617 mil pessoas em oito anos percorrendo municípios da Região Sudeste. 

O Caminhão da Ciência ficará no Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita, em Timóteo (MG)

A proposta do projeto, que é coordenado pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), é promover a divulgação científica e da saúde, buscando aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes. Os temas centrais da iniciativa são a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre a vida e o ambiente. O projeto itinerante foi aprovado pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura) e conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi e IBM.

Entre os módulos levados pelo caminhão, estão o girotech - um simulador de movimentos como os que são executados durante o treinamento dos astronautas -  e o jogo das vacinas. Este último é do tipo ludo, no qual as crianças são as peças fundamentais. O jogo - composto por uma lona de 20 m², cartas, dado gigante, marcador de tempo - comporta quatro grupos de jogadores, que participam de uma batalha coletiva cujo objetivo é vacinar e proteger a todos contra doenças antes que o tempo se esgote. Além disso, existem outros objetivos complementares: conhecer algumas características do mundo microbiológico e entender a importância das vacinas na prevenção de doenças causadas por micro-organismos, como vírus e bactérias. Já as atividades circenses ficam a cargo do Coletivo Nopok, que se propõe a evidenciar a ciência presente em atividades circenses ao explorar conceitos como equilíbrio, gravidade e propagação de som em apresentações de malabares, monociclo e chicote.

Com pouco mais de 86 mil habitantes e área de 145 km², Timóteo fica na região do Vale do Rio Doce, a 216 quilômetros de Belo Horizonte. O Caminhão da Ciência também vai levar atividades com os tubos musicais, os modelos de olho humano e as exposições Dengue e Energia. A visitação às atividades do caminhão poderá ser feita das 9h às 16h30, com entrada gratuita.

 

Serviço

Responsável pelo Ciência Móvel em Timóteo: Ana Carolina de Souza Gonzalez (biomédica e tecnologista em saúde) e Lais Viana (historiadora)
Projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos
Data: de 24 a 26/07 (quinta-feira a sábado)
Horário de visitação: das 9h às 16h30 (intervalo para almoço das 12h às 13h)
Local: Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita (Alameda 31 de Outubro 500, Centro)

Assessoria de imprensa
Casa de Oswaldo Cruz | Museu da Vida | Fiocruz
Telefone: (21) 3865-2230
Haendel Gomes (haendel@fiocruz)

 

Fonte: Agência Fiocruz