Geral

Mosquito da dengue está se adaptando ao clima adverso, diz pesquisador

- Claudia Bittencourt



O pesquisador de Parasitologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP), Cláudio José Von Zubem, aponta que o Aedes aegypti está se adaptando às condições climáticas adversas, como a estiagem e o frio. De acordo com o professor, a proliferação não está ocorrendo apenas em água limpa e os mosquitos adultos continuam no ambiente.

Para o pesquisador, neste ano o mosquito da dengue se adaptou ao tempo. As altas temperaturas e o longo período de estiagem no começo do ano influenciaram e os casos da doença começaram a aparecer em uma época atípica. “Ao invés de termos o pico de casos no mês de abril, tivemos um retardo para maio e junho. Mesmo com condições climáticas desfavoráveis, um período mais seco, nós ainda temos boa parte dessa população adulta viando no ambiente”, afirmou.

O pesquisador explicou ainda que o mosquito vem se tornando mais resistente. “Hoje a gente observa que, em água não tão limpa, podemos ter a criação das formas imaturas dessas espécies e, em períodos com clima não tão favorável, a gente ainda percebe uma densidade alta do mosquito”, concluiu.

Fonte: Portal Brasil