Geral

Ministro da Saúde participa de Dia da Faxina na Fiocruz Brasília

- Ascom SE/UNA-SUS



Nessa sexta-feira (11), o Ministro da Saúde Marcelo Castro, visitou a sede da Fiocruz Brasília para participar da mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti, com a vistoria de prédios públicos para a eliminação de possíveis focos da doença. A iniciativa acontece simultaneamente, de 9h às 11h, em todo o país, com ações especialmente concentradas nos 223 municípios prioritários para o combate à dengue.

O Ministro falou sobre a importância do envolvimento da população na eliminação de criadouros do mosquito, para que o país possa enfrentar doenças como dengue, zika e chikungunya. Dentre as recomendações, Castro reforçou a campanha Dia da Faxina. “As famílias devem escolher um dia específico na semana para cuidar da casa e combater o mosquito. O esforço é de custo zero, são 15 minutos por semana que contribuirão para a saúde de todo o país”. O Ministro ressaltou ainda que a faxina deve ser realizada sempre no mesmo dia, de sete em sete dias, para interromper o ciclo de vida do mosquito que é de cerca de 10 dias.

Na Fiocruz, o monitoramento dos possíveis focos tem sido apoiado pela Liga da Sustentabilidade, composta por colaboradores da instituição. De acordo com o diretor da Fiocruz Brasília Gerson Penna, a grupo existe há três anos e realiza ações visando a redução de energia, papel e materiais descartáveis. A equipe também realiza ações de vigilância e monitoramento de possíveis criadouros no prédio, localizado no campus da Universidade de Brasília.

Liga da Sustentabilidade faz alerta sobre o mosquito

Penna destacou o aspecto acadêmico da Fiocruz Brasília, que abriga a Escola de Governo e Saúde e a Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS, que oferecem cursos para a educação continuada dos profissionais de saúde.

“Como diz o diretor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, na sede da Fiocruz Brasília temos toda uma UnB. São mais de 200 mil alunos matriculados em cursos online, espalhados pelo país inteiro”, destacou Penna.

O curso Zika: abordagem clínica na atenção básica, lançado pela UNA-SUS, em fevereiro, bateu recorde de matriculas. Segundo o secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, foram mais de 22 mil matriculas em 10 dias úteis. Destes, dois mil profissionais já concluíram o curso. 

Francisco Campos apresenta o balanço recorde do curso de Zika, oderecido pela UNA-SUS

Também participaram do evento: o secretário de Vigilância em Saúde, a presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro Souza, o vice-presidente da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes e o assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Nereu Henrique Mansano.

Ao final do encontro, o ministro se uniu aos colaboradores da Fiocruz e percorreu todas as dependências e jardins do prédio, em busca de possíveis criadouros do mosquito.

Marcelo Castro faz vistoria em possíveis focos do aedes

 

Fonte: SE/UNA-SUS