Geral

Ministério disponibiliza apoio técnico para a saúde no GDF

- Claudia Bittencourt



O ministro da Saúde, Arthur Chioro, assinou nesta segunda-feira (26), Termo de Cooperação Técnica com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, para qualificar a gestão da Saúde Pública na capital federal. O termo permitirá a transferência de conhecimento, tecnologia e experiências voltadas para reorganização da rede de atenção à saúde, racionalização das despesas e otimização dos recursos destinados à assistência à saúde da população do Distrito Federal. Também participou da assinatura, o secretário de Saúde, João Batista de Sousa. O apoio técnico começa a partir desta terça-feira (27), com publicação de portaria no Diário Oficial da União (DOU).

Em caráter de força-tarefa serão disponibilizados profissionais especializados do Ministério da Saúde para auxílio em diversas áreas, como vigilância em saúde, assistência farmacêutica, recursos humanos, gestão de leitos, contratos, entre outros. Esses profissionais darão o suporte técnico para o mapeamento da situação da saúde pública e apontar sugestões de melhoria sob coordenação do Governo do Distrito Federal (GDF). 

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou que o acordo tem como objetivo qualificar o processo de gestão em várias áreas consideradas prioritárias, atendendo a uma demanda que foi trazida pelo governador. “Queremos fortalecer a nossa ação integrada e juntar esforços para melhorar a situação de atendimento à saúde da população em um espaço de tempo relativamente pequeno, mas com adoção de medidas estruturais que possam qualificar o processo de gestão e conseguir sanar problemas em várias áreas”, afirmou o ministro.

O termo não prevê transferência de recursos financeiros e sim apoio técnico para dar suporte ao governo do Distrito Federal na reestruturação do setor da saúde. “Nós focaremos efetivamente na melhoria da qualidade da gestão, na reorganização da atenção à saúde e no aprimoramento dos mecanismos que permitam que o Sistema Único de Saúde (SUS) possa atender com qualidade a população do Distrito Federal”, completou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg agradeceu o apoio do governo federal e classificou como uma ajuda indispensável. “O nosso secretário de Saúde já tomou as primeiras medidas emergenciais, mas consideramos indispensável o apoio do Ministério da Saúde para reorganizarmos a rede pública de saúde. Para isso, vamos contar com profissionais do Ministério da Saúde, que já possuem experiência em gestão de crise e em diferentes áreas prioritárias da saúde, e com os nossos profissionais, que também são bem preparados”, afirmou.

O termo prevê uma ação muito forte na área de Vigilância em Saúde para o controle da dengue e da febre chikungunya. Para o ministro da Saúde Arthur Chioro, a ação será essencial, já que o país está entrando no período crítico, de maior transmissão dessas doenças. “Nós temos agora no dia 7 de dezembro a segunda etapa do Dia D de Mobilização Nacional contra a dengue e chikungunya, quando será feita grande mobilização no país. O governador Rollemberg estará conosco somando esforços. Essa é mais uma frente importante que nós atuaremos juntos”, concluiu o ministro.

Fonte: Ministério da Saúde