Geral

Ministério da Saúde alerta para riscos de beber antes de dirigir

- Claudia Bittencourt



Quem precisar ir de carro para chegar aos bailes de carnaval deve ficar longe de bebida alcoólica. De acordo com o Ministério da Saúde, muitas vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros beberam antes de dirigir.

Foto ilustrativa: Tom Wang

O Ministério da Saúde orienta que o risco deve ser observado por todos os usuários do trânsito, ou seja, os pedestres também devem ficar atentos. Os pedestres, os motociclistas, os motoristas de automóveis, os ciclistas, então, todos os usuários.

“Não deixe uma tragédia acabar com o brilho do carnaval”.

O comerciante Francisco Pinheiro, por exemplo, conta que quase perdeu a vida dirigindo alcoolizado. Ele havia passado o dia todo em um churrasco. “Meu irmão e meu tio inclusive tentaram fazer com que eu ficasse lá e fosse embora no dia seguinte. E eu, teimoso, quis ir embora”. Pinheiro conta que bateu em outro carro em menos de 300 metros de percurso. Ele estava sem cinto e fraturou o osso da região da bacia, passou por uma operação e está sem andar durante a recuperação. “Aprendi a lição. Poderia ter sido pior”, conta.

A coordenadora geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Marta Silva, lembra que os riscos de acidentes no trânsito durante o carnaval aumentam também para os pedestres. "Orientamos carona solidária, ir de ônibus, ir de taxi, van, metrô e até mesmo a pé. A bebida alcoólica é um dos principais fatores de risco para ocorrência dos acidentes de trânsito. E a prevenção é o melhor remédio. Não deixe uma tragédia acabar com o brilho do carnaval."

 

Fonte: Blog da Saúde