Geral

Mestrado em Sistemas de Saúde tem início em Moçambique

- Ascom SE/UNA-SUS



Com a palestra Sistemas de Saúde em Moçambique – História e Perspectivas, foi aberto oficialmente o curso de mestrado em Sistemas de Saúde em Moçambique, no dia 10/4, na capital moçambicana, Maputo. A iniciativa resulta da cooperação entre o Instituto Nacional de Saúde (INS), vinculado ao Ministério da Saúde de Moçambique (Misau), e a Fiocruz.

Financiado pelo Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Internacional (IDRC, na sigla em inglês), agência pública do governo canadense, o mestrado em Sistemas de Saúde vai formar 14 profissionais ligados ao Misau, ao INS e a universidades e outras instituições públicas do setor. A proposta é que eles atuem diretamente no sistema de saúde moçambicano − nos serviços, na gestão ou em pesquisa.

O projeto integra o Programa Estratégico de Cooperação entre a Fiocruz e o INS e conta com parcerias horizontais em ambos os países: no Brasil, entre a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz Pernambuco). Em Moçambique, entre INS/Misau e a Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a maior e mais antiga universidade pública do país.

A coordenadora do projeto no Brasil, Célia Almeida, da Ensp, conta que o conteúdo programático foi elaborado com base em orientações compartilhadas entre os parceiros, levando-se em consideração as prioridades do Misau e a realidade política, econômica, sociocultural e sanitária do país africano.

“A coordenação é compartilhada e as aulas serão ministradas em Moçambique, por professores dos dois países, assim como as orientações das dissertações. Os alunos vão passar um tempo na Fiocruz, trabalhando nas suas investigações, e os trabalhos de campo serão realizados em Moçambique”, explica.

Com aulas expositivas, seminários, trabalhos de grupo, discussões em sala e tarefas individuais, o programa foi organizado em seis módulos temáticos. A proposta é provocar nos alunos uma reflexão crítica sobre o funcionamento e os resultados alcançados pelo sistema de saúde de Moçambique.

Fonte: Agência Fiocruz