Geral

Matrículas abertas para capacitação em Atenção Integral à Saúde das Mulheres

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas, até 17 de outubro, as matrículas para o curso Atenção Integral à Saúde das Mulheres, da Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Rede UNA-SUS. A capacitação é uma ação do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde das Mulheres (SAS/DAPES/MS).

Com carga horária de 120 horas, o curso é voltado para profissionais de nível superior e atuantes na Atenção Básica em Saúde, Gestores de Coordenações Estaduais e Municipais de Saúde das Mulheres e de Políticas Intersetoriais e áreas correlatas. Interessados devem se inscrever pelo link. Serão disponibilizadas 700 vagas e o curso tem início no dia 17 de outubro.

Estruturado em quatro módulos, com carga horária de 30 horas cada -, o curso possui dois módulos obrigatórios - que tratam das Políticas de Atenção à Saúde das Mulheres e Gênero e Vulnerabilidades na Saúde das Mulheres - e dois módulos à escolha do aluno, dentre os seguintes temas: Atenção à Saúde das Mulheres no Período Gravídico Puerperal; Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva das Mulheres; Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde na Atenção às Mulheres; Atenção à Saúde das Mulheres em Situação de Violência; Saúde das Mulheres e a Atenção Ginecológica. Os conteúdos de todos os módulos ficarão disponíveis para download em pdf.

Carolina Bolsoni, uma das conteudistas do curso, explica que diante das especificidades dos diferentes perfis de mu­lheres, a iniciativa considera as potencialidades e os desafios enfrentados pela Atenção Básica na oferta de uma atenção realmente integral a este grupo populacional. “A capacitação abordará a atenção à saúde das mulheres nas diferentes fases da vida, jovens, adultas, no climatério, as idosas e as especificidades desta atenção para as mulheres negras, indígenas, do campo, da floresta e das águas. Incluímos também as especificidades na atenção às mulheres em situações de violência e gestantes”, afirma.

Para ela, o curso propõe o desafio de ampliar o olhar dos profissionais de saúde para o atendimento, na es­cuta qualificada, no respeito e na busca pela garantia de direitos das mulheres. “Em suma, a uma vida com saúde! ”, diz.

O contato com a secretaria acadêmica do Curso de Capacitação em Atenção Integral à Saúde das Mulheres pode ser realizado preferencialmente pelo e-mail saudedamulher@contato.ufsc.br. Você também pode entrar em contato com a secretaria acadêmica do curso das 14h às 18h por meio do telefone (48) 3721-3419.

 

Fonte: Secretaria Executiva da UNA-SUS/Fiocruz, com informações da UFSC