Geral

Maranhão oferta novo curso sobre Gestão Pública em Saúde

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas, a partir dessa terça-feira (2), as inscrições para a capacitação em Monitoramento e Avaliação das Ações em Saúde. Esse é o último lançamento dos cinco cursos dentro da temática Gestão Pública em Saúde ofertados pela Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS.

Profissionais de saúde e acadêmicos interessados em discutir estratégias que possibilitem o desenvolvimento de rotinas de monitoramento e avaliação nas três esferas de governo (municipal, estadual e federal) poderão se matricular até 31 de outubro, pelo site: http://www.unasus.ufma.br/gestao_publica/.

O curso possui duas unidades. A primeira trata dos Instrumentos de Gestão e Planejamento do SUS e aborda conceitos, formas de uso de indicadores e a institucionalização desse processo. Em seguida, a unidade Os Desafios da Avaliação em Saúde, trata de temas como a avaliação para a qualificação do SUS, com a apresentação de estratégias como o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS), Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), entre outros.

A carga horária é de 45 horas e o curso é autoinstrucional, sem auxílio do tutor. Para tornar a aprendizagem dinâmica e intuitiva, o curso conta com auxílio de recursos multimídias como vídeos, ilustrações e jogos.

Fonte: Comunicação UNA-SUS/UFMA