Geral

Manual das Cantinas Escolares estimula lanches saudáveis entre os estudantes

- Claudia Bittencourt



Com o objetivo de fazer com que os alunos comam melhor na hora do recreio, o Ministério da Saúde elaborou o Manual das Cantinas Escolares. Nele, os donos de cantinas escolares recebem orientações para oferecer um cardápio mais saudável, com mais frutas, sucos naturais e alimentos com menos sódio e gordura. Maria de Lourdes Gonçales é dona de cantina em uma rede de escolas em Brasília e segue as orientações. Para ela, a mudança no cardápio é uma forma de contribuir para que os jovens se desenvolvam com saúde. "Nenhum salgado nosso é frito, até a coxinha nós temos feito agora no forno. A gente oferece salada de fruta, as frutas, o suco natural, então a gente oferece uma alimentação mais saudável também para ajudar no desenvolvimento deles", afirma.

A servidora pública, Renata Borba, tem um filho de 12 anos que estuda em uma escola onde a cantina também oferece um cardápio mais saudável na merenda. Segunda ela, o garoto aprova a qualidade do lanche na cantina da escola. “Ele mesmo notou uma diferença: que não tem nada frito e que os lanches são bem saborosos. Ele notou que era uma qualidade melhor para ele, gostou disso e em nenhum momento ele achou que o lanche ficou ruim por conta disso. Acho que a alimentação saudável tem que vir primeiro de casa e o apoio da escola é fundamental".

Promover a alimentação saudável faz parte da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, responsável pela elaboração do Manual das Cantinas Escolares. A consultora técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério, Renata Guimarães, explica que o manual ajuda os proprietários de cantinas escolares na mudança do cardápio para causas mudanças nesses locais, conhecidos por utilizar produtos industrializado, ricos em açúcar, gordura e sal. “O objetivo é transformar essa cantina em uma cantina saudável. A alimentação saudável de uma forma geral é relacionada com o desenvolvimento. Principalmente se falando de crianças, em desenvolvimento físico, motor, até mesmo com relação à concentração desse aluno em sala de aula”, explica.

A consultora técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Renata Guimarães, também ressalta que a alimentação saudável ainda no período escolar reflete no futuro da saúde da população. O Manual das Cantinas Escolares é elaborado pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Blog da Saúde