Geral

Mais Médicos aumenta atendimentos e visitas domiciliares em Cachoeiro do Itapemirim (ES)

- Claudia Bittencourt



Cachoeiro de Itapemirim no Espírito Santo comemorou em abril um ano da chegada dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos à cidade, que proporcionou uma evolução no número de atendimentos, o aumento das visitas domiciliares e a redução de pacientes nos hospitais de pronto-atendimento do município.

Segundo Edison Valentini Fassarella, Secretário municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, o município contava com 33 Equipes de Saúde da Família. Com a chegada do Programa Mais Médicos, o município recebeu 24 médicos cubanos, e o número de equipes subiu para 46. A cidade vai receber ainda uma Faculdade de Medicina, como parte da estratégia do Programa em formação de médicos brasileiros.

Em outubro do ano passado, uma equipe da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) acompanhou o trabalho de um destes médicos, na Unidade Básica de Saúde da Família do Otto Marins.

Yuriev Fernandes Garcia é médico generalista e tem também especialização em Oftalmologia. Ele atende em média 30 pacientes por dia: “O trabalho aqui na unidade é muito bom, a equipe é muita unida. Então isso ajuda muito a que o trabalho ande bem. E eu tenho uma ótima relação com os médicos brasileiros daqui do posto, quando tenho alguma dúvida sempre pergunto e eles me apoiam, me ajudam. O meu trabalho é focado, sobretudo, na medicina preventiva e comunitária, e acho que estamos indo muito bem até agora”

Beatriz Lourenço Rosa é paciente de Yuriev e elogia muito o trabalho do médico cubano e defende o Programa Mais Médicos. “Ele atende muito bem e, principalmente, não tem pressa de atender os pacientes, dá toda a atenção. Para mim, o Programa Mais Médicos veio para solucionar o problema da gente aqui no Brasil, porque a saúde estava ruim e com a chegada deles melhorou muito, muito mesmo. Nós fomos agraciados com esse médico cubano e com esse programa, e isso é maravilhoso não só para a nossa comunidade, mas para o Brasil todo”, afirma.

Governo irá oferecer 347 vagas em dez cursos de medicina

Os ministérios da Saúde e da Educação autorizaram esta semana a criação de 347 vagas de graduação em medicina em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Ao todo, dez cursos em municípios das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste serão contemplados. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU), faz parte das ações do Programa Mais Médicos para ampliar a formação de profissionais no País.

O programa prevê a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas até 2018 com o foco na valorização da Atenção Básica.

A abertura de novos cursos e vagas de graduação leva em conta a necessidade da população e a infraestrutura dos serviços. Assim, mais faculdades poderão surgir em regiões com escassez profissional, como o Nordeste e o Norte, e em cidades do interior de outras regiões.

Fonte: ONU Brasil