Geral

Maioria dos entrevistados não usou preservativo na última relação sexual

- Claudia Bittencourt



A Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira, realizada pelo Ministério da Saúde em 2013, revelou que apenas 45% da população que têm vida sexual usa camisinha.

O levantamento ainda constatou que, apesar de menos da metade da população não ter usado preservativo na última vez que fez sexo, 94% das pessoas ouvidas pela pesquisa sabe que a camisinha é a melhor forma de se prevenir contra a Aids e outras doenças que são transmitidas durante a relação sexual.

A pesquisa entrevistou 12 mil pessoas de 15 a 64 anos. O lavrador Wallas Barros, de 21 anos, mora próximo à Brasília e é um exemplo da constatação da iniciativa. Ele conta que, durante a última relação sexual, não usou camisinha. "Eu fiquei com um cara e não usei camisinha. Eu estava bêbado, né? Não conhecia ele e não sei se ele tem. Tem preservativo, tem tanta coisa para a gente se proteger e não transmitir para outros, porque no Carnaval sempre tem", relatou.

A iniciativa também constatou que houve um crescimento significativo de pessoas que disseram ter feito sexo com mais de 10 parceiros ao longo da vida. Por causa disso, o Ministério da Saúde adotou nova estratégia de campanha de prevenção contra a Aids e outras doenças transmitidas na relação sexual para o Carnaval deste ano de 2015.

Campanha

O que o Ministério quer para o Carnaval 2015 é informar por meio de campanha publicitária, o uso da camisinha, o teste rápido para que a pessoa saiba se tem o vírus HIV e o tratamento com remédios.

"Existe uma necessidade do fortalecimento das estratégias do que a gente chama de prevenção combinada. Então, a gente insiste nas práticas do sexo seguro, elas são importantes. Mas é importante as pessoas fazerem a testagem para o HIV. Aquelas que testarem positivo iniciaram o tratamento", explica o diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita.

Para este Carnaval, o Ministério da Saúde vai distribuir 120 milhões de camisinhas. A partir de primeiro de fevereiro, elas também serão distribuídas nos banheiros dos aeroportos Santos Dummont, no Rio, Salvador e Recife, as três cidades que atraem mais pessoas no Carnaval.

Fonte: Blog do Saúde, publicado no Portal Brasil