Geral

Jarbas Barbosa assume presidência da Anvisa

- Ascom SE/UNA-SUS



O médico sanitarista Jarbas Barbosa da Silva Júnior tomou posse na tarde desta segunda-feira (20/7) no cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nesta terça (21), a nomeação dele como diretor-presidente da Agência foi publicada no Diário Oficial da União.

Antes de tomar posse na Agência, o pernambucano Jarbas Barbosa atuava como secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, cargo que assumiu no início deste ano de 2015. Antes, foi secretário de Vigilância em Saúde do mesmo ministério, função para a qual retornou em 2011. Ele já havia comandado esta pasta no período de 2003 a 2007.

Jarbas Barbosa é doutor em Saúde Coletiva e mestre em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e especialista em Saúde Pública e em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz (Ensp/Fiocruz).

Professor-adjunto licenciado da Faculdade de Ciência Médica da Universidade de Pernambuco e consultor legislativo do Senado Federal em Saúde licenciado, Jarbas Barbosa iniciou sua carreira no poder executivo federal como diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi/Funasa). Depois, se tornou secretário de Vigilância em Saúde e secretário executivo do Ministério da Saúde.

No início da sua vida profissional, Barbosa foi médico da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE), coordenador do Programa de DST-AIDS da SES/PE, diretor de Vigilância em Saúde, secretário de Saúde de Olinda e secretário de Saúde de Pernambuco.

Jarbas Barbosa da Silva Júnior foi o representante do Brasil no Comitê Executivo e da Organização Pan-Americana de Saúde e também ocupou o cargo de Gerente de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças  da Opas/OMS.

Com larga experiência nacional e internacional em temas referentes à saúde pública, epidemiologia aplicada aos serviços de saúde, vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e agravos e gestão de sistemas de saúde, Jarbas Barbosa é autor e co-autor de diversos artigos, capítulos de livros e livros nas áreas de saúde.

Fonte: Anvisa