Geral

Inscrições abertas para o curso Hanseníase na Atenção Básica

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas, até 20 de novembro, as inscrições para o curso online Hanseníase na Atenção Básica, oferecido gratuitamente pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS).   O objetivo é preparar os profissionais para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença. O público-alvo são os trabalhadores da saúde de todo país, mas o curso é livre para demais interessados. 

As matrículas podem ser realizadas pelo site.

O curso possui carga horária de 45 horas e é dividido em três unidades: vigilância; diagnóstico e acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica. Os casos clínicos são transversais, abrangendo e integrando os aspectos de controle da doença. Desde o lançamento, em 2014, o curso obteve 30.71 matrículas. Os enfermeiros representam 48,74% do total de inscritos, seguido dos técnicos de enfermagem, com 17,45% e médicos, com 11,67%.

Os estados com maior número de inscritos foram São Paulo, com 2.277; Minas Gerais, com 2.223; e Bahia, com 1.387 profissionais beneficiados.

O curso é dinâmico e utiliza metodologia diversificada. Além dos casos clínicos, bastante utilizados nos cursos da UNA-SUS, são oferecidas vídeo-aulas com explicações de especialistas sobre o tema, além de vídeos de apoio com dramatizações que tratam do tema da vídeo-aula. São também utilizados hipertextos, caixas de ajuda e glossário para que se possa aprofundar os conhecimentos de termos técnicos.

A enfermeira de Porto Velho/RO, Yasmin Hiorrana dos Santos, realizou o curso em oferta anterior e atesta que “o conteúdo é bem didático, fácil de compreender e com boa abrangência do conteúdo.  E o considerei um curso muito importante levando-se em consideração a relevância patológica da Hanseníase”. Ela destaca ainda a disponibilidade de materiais teóricos e vídeo-aulas. “Os quizzes fazem a gente sentir que está com um caso real”, conta. “O curso colaborou muito, principalmente porque vi muitas coisas que eu desconhecia, mesmo já tendo passado pelo conteúdo no curso de graduação, e me ajudou no atendimento aos pacientes”, diz.

Fonte: SE/UNA-SUS