Geral

Inscrições abertas para o curso de extensão História da Medicina, da Casa de Oswaldo Cruz

- Claudia Bittencourt



Realizado pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) em convênio com a Universidade de Michigan (EUA), o curso de extensão História da Medicina está com inscrições abertas entre 18 de julho e 7 de agosto. Serão cinco aulas, em um total de 15 horas, sobre algumas das principais temáticas do campo da história da medicina, com o propósito de refletir sobre a dimensão histórica e social dos conhecimentos, práticas, profissões e instituições constitutivos do campo médico.

As aulas serão ministradas no período de 11 a 15 de agosto, com tradução simultânea, pelo professor Joel D. Howell, da Universidade de Michigan, com a participação dos professores Flavio Edler, Luiz Otávio Ferreira, Luiz Antonio Teixeira e Gilberto Hochman da COC. Formado em medicina pela Universidade de Chicago e doutor em História e Sociologia da Ciência pela Universidade da Pensilvânia (EUA), Joel D. Howell é professor dos Departamentos de História, de Medicina Interna, e de Gestão e Políticas de Saúde da Universidade de Michigan. Em suas pesquisas recentes, destaca-se o interesse pela difusão de tecnologias médicas na prática clínica.

O curso é gratuito e voltado preferencialmente para estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da Fiocruz e de outras instituições nas áreas de ciências humanas, ciências sociais, ciências biológicas e ciências da saúde. O certificado, conferido pela Fiocruz, será oferecido aos que assistirem a, no mínimo, três aulas do curso.

Informações sobre os horários e temas das aulas estão disponíveis no site do PPGHCS, bem com a ficha de inscrição, que deverá ser preenchida e enviada para o e-mail historiadamedicinacoc@gmail.com

Fonte: Portal Fiocruz