Curso
Inscrições abertas para o Curso de Aperfeiçoamento em Organização da Atenção Nutricional no SUS
A oferta é uma iniciativa da UFSC, em parceria com a CGAN/DEPROS/SAPS/MS e a UNA-SUS, e é voltada a profissionais e gestores da APS com formação superior, com foco no aprofundamento de conhecimentos na PNAN e na organização da atenção nutricional no SUS.
Estão abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Organização da Atenção Nutricional no SUS, uma formação voltada à qualificação de profissionais e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa é ofertada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição, do Departamento de Promoção da Saúde, da Secretaria de Atenção Primária, do Ministério da Saúde (CGAN/DEPROS/SAPS/MS), e a UNA-SUS.
O curso possui carga horária total de 180 horas, organizadas em quatro módulos de 45 horas, com duração média de sete meses. A formação será realizada majoritariamente na modalidade educação a distância, com atividades formativas e avaliativas online, além de webinários e encontros presenciais em cidades polo, de participação voluntária.
A formação é destinada a profissionais de saúde que atuam na APS, bem como a gestores e gestoras da APS e da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) no âmbito municipal, todos com formação de nível superior. O curso tem como objetivo aprofundar o conhecimento na Política Nacional de Alimentação e Nutrição, contribuindo para uma melhor compreensão da organização da atenção nutricional no SUS.
Saiba mais sobre a formação
Ao longo dos módulos, os participantes irão compreender o panorama da má nutrição no Brasil e seus determinantes, os desafios contemporâneos para o SUS e o papel central da APS e das redes de atenção. A formação aprofunda o planejamento, a gestão e a avaliação das ações de Alimentação e Nutrição nos territórios, abordando instrumentos de gestão, financiamento, participação social e intersetorialidade. Também desenvolve competências para a organização da atenção nutricional em suas diferentes dimensões, como a vigilância alimentar e nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável em todas as fases da vida, a prevenção e o cuidado às pessoas com doenças e agravos relacionados à má nutrição, incluindo a articulação entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada.
Considerando a promoção da equidade na organização dos cuidados em alimentação e nutrição na APS, o curso priorizará vagas para pessoas que atuam em municípios de alta e muito alta vulnerabilidade, conforme o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), e que, em 2024, receberam pela primeira vez o Incentivo Financeiro para Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde (FAN), conforme a Portaria GM/MS nº 5.836, de 5 de dezembro de 2024.
A iniciativa é uma oportunidade para qualificar a prática profissional e fortalecer a atuação no SUS, voltada a profissionais e gestores da APS que desejam aprofundar conhecimentos, desenvolver competências estratégicas e qualificar a atenção nutricional em seus territórios.
O edital pode ser acessado aqui e as inscrições devem ser realizadas aqui.