Geral

Inscrições abertas para novas turmas de Atenção Domiciliar

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) oferece à partir de 26 de agosto, inscrições para novas turmas no curso de Atenção Domiciliar.

As ofertas são para os módulos: “Situações Clínicas Comuns Materno-Infantis”, “Intercorrências Agudas no Domicílio I” e “Intercorrências Agudas no Domicílio III”  que disponibilizam, ao todo, 15 mil vagas para todo o Brasil.

Os módulos autoinstrucionais (sem auxílio do tutor) são compostos de oito unidades independentes em que o aluno poderá acessar sem seguir uma ordem sequencial. Com carga-horária de 60 horas estão disponíveis para os profissionais da saúde atuantes em todo o território nacional com cadastro no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).

Situações Clínicas Comuns Materno-infantis aborda especificidades do pré-natal e do recém-nascido, que permitirão aos profissionais realizar a identificação e o seguimento de situações de risco, como diabetes mellitus gestacional, doença hipertensiva e distúrbios de coagulação na gestação, características de baixo peso ao nascer, icterícia neonatal, síndromes frequentes na infância e doenças como fibrose cística e anemia falciforme em crianças.

Intercorrências Agudas no Domicílio I objetiva avaliar as intercorrências clínicas mais comuns em Atenção Domiciliar, identificando suas principais ações de manejo.

Em Intercorrências Agudas no Domicílio III, os profissionais da saúde encontrarão as principais ações de manejo, prevenção, tratamento em caso de quedas, edemas em membros inferiores, choque, crise convulsiva, delirium, acidente vascular encefálico, sepse e cefaleia.

O Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar é uma parceria da Universidade Aberta do SUS, por meio das universidades integrantes de sua Rede (UFMA, UFMG, UFSC, UFPel, UFC, UFCSPA, UFPE e UERJ), com a Secretaria e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e a Coordenação-geral de Atenção Domiciliar - CGAD/DAB/SAS/MS.

 

Conheça o Curso de Atenção Domiciliar e acesse os

novos módulos ofertados pela Universidade Federal do Maranhão!