Geral

Inscrições abertas para nova oferta de atualização do manejo clínico da Influenza

- Ascom SE/UNA-SUS



Médicos de todo o país já podem se inscrever na nova oferta do curso online Atualização do Manejo Clínico da Influenza – uma ação do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), produzida e oferecida pela Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS).

 

As matrículas podem ser realizadas até 8 de novembro, pelo link. Como em todas as ofertas da UNA-SUS, o curso é totalmente gratuito e tem início imediato.

 

O objetivo é atualizar os profissionais com relação ao manejo adequado da influenza, segundo o protocolo vigente do Ministério da Saúde, no qual se destaca a importância do tratamento oportuno de todos os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e síndrome gripal (SG), de acordo com as condições e fatores de risco.

Com carga horária de 6 horas, são abordados temas como o diagnóstico diferencial entre o resfriado comum de síndrome gripal e a síndrome respiratória aguda grave, os principais riscos de complicação e as medidas que reduzem a transmissão da doença.

Para dinamizar o conhecimento, são utilizados casos clínicos fictícios, que devem ser resolvidos pelo aluno. Também são disponibilizados vídeos com comentários de especialistas sobre o tema, além dos materiais de apoio, como fluxograma de tratamento e orientações de etiqueta respiratória.

O curso em números

Esta já é a quarta turma de Atualização do Manejo Clínico da Influenza, ofertado pela primeira vez em maio de 2013. Em 2016, o curso foi atualizado segundo a nova versão do Protocolo de Tratamento de Influenza, lançada pelo Ministério da Saúde em 2015.  Com a nova edição, passou a abordar questões como a posologia e administração de antivirais para gestantes e crianças.

Desde sua primeira oferta, a capacitação obteve um total de 5.513 matrículas e 2.216 certificações. Os estados com maior número de inscrições foram: São Paulo (707), Minas Gerais (478) e Paraná (257).

Fonte: SE/UNA-SUS