Geral

Governo autoriza abertura de 347 vagas em instituições públicas

- Claudia Bittencourt



Os ministérios da Saúde e da Educação autorizaram a criação de 347 vagas de graduação em medicina em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Ao todo, dez cursos em municípios das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste serão contemplados. As novas oportunidades, publicadas nos dias 18 e 19 de maio no Diário Oficial da União (DOU), são parte das ações do Programa Mais Médicos para ampliar a formação de médicos no país.

Para Alexandre Medeiros, diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, a expansão dessas vagas evidencia o compromisso do governo federal em formar a quantidade necessária de profissionais para atender com qualidade a população. “Com essa ampliação pretendemos, também, estimular que os profissionais que se formam no interior permaneçam nesses locais. Isso permitirá reduzir a desigualdade de distribuição de médicos nos diversos territórios do país”, avalia Medeiros.

O Nordeste é a região que mais receberá vagas, com um total de 160 vagas a serem oferecidas por quatro instituições. Outras 76 serão abertas no Sul, 56 no Norte e 55, no Sudeste. No Nordeste, as unidades de ensino vão oferecer os cursos em Pinheiro e Imperatriz, no Maranhão; Parnaíba, no Piauí, e Arapiraca, em Alagoas. No Sul, em Curitiba, no Paraná; Chapecó, em Santa Catarina, e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. No Norte, em Araguaína, em Tocantins, e Uberaba e Uberlândia, Minas Gerais, no Sudeste.

A expansão e restruturação na formação médica faz parte de uma série de medidas estruturantes que integram o Mais Médicos, com foco na diminuição da carência de profissionais médicos no país e na expansão do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo programa, estão previstas a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas até 2018 com o foco na valorização da Atenção Básica e outras áreas prioritárias para o SUS.

Até o momento, já foram autorizadas 5.027 novas vagas de graduação, sendo 1.690 em instituições públicas e 3.337 em instituições privadas, além da seleção de 39 municípios para criação de novos cursos e lançamento de edital este ano priorizando 22 cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2014, o governo federal autorizou 2.586 novas vagas de residência. A abertura de novos cursos e vagas de graduação leva em conta a necessidade da população e a infraestrutura dos serviços – com isso, mais faculdades surgirão em localidades com escassez de profissionais, como no Nordeste e no Norte do país, e em cidades do interior de todas as regiões brasileiras.

SOBRE O PROGRAMA – Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Com a ocupação das 4.139 vagas do edital lançado em 2015, o governo federal garantirá assistência para 63 milhões de brasileiros. Ao todo, serão 18.240 médicos atuando em 4.058 municípios, cobrindo 72,8% das cidades brasileiras, e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa também prevê ações voltadas à infraestrutura. O governo federal está investindo na expansão da rede de saúde. São R$ 5,6 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e R$ 1,9 bilhão para construções e ampliações de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Das 26 mil UBS que tiveram recursos aprovados para construção ou melhoria, 20,6 mil (79,2%) estão em obras ou já foram concluídas. Em relação às UPAs, 363 já foram concluídas de um total de 943 propostas aprovadas.

 

Distribuição das novas vagas

REGIÃO

INSTITUIÇÃO

UF

MUNICÍPIO

VAGAS

Norte

Universidade Federal de Tocantins (UFT)

TO

Araguaína

56

Nordeste

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

MA

Pinheiro

20

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

MA

Imperatriz

20

Universidade Federal do Piauí (UFPI)

PI

Parnaíba

40

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

AL

Arapiraca

80

Sul

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

PR

Curitiba

14

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

SC

Chapecó

40

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

RS

Passo Fundo

22

Sudeste

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

MG

Uberaba

15

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

MG

Uberlândia

40

TOTAL DE VAGAS

347

 

 

Fonte: Ministério da Saúde