Geral

Foi lançada a série especial da Revista The Lancet em espanhol sobre cobertura universal da saúde na América Latina

- Claudia Bittencourt



Havana, Cuba, 22 de abril de 2015 (OPAS/OMS) - Uma série de artigos na revista científica sobre a cobertura universal de saúde na América Latina está agora disponível em espanhol, lançada no âmbito do marco da Convenção Internacional de Salud Pública Cuba-Saúde 2015, que se celebra esta semana.

A edição em espanhol é o resultado de uma colaboração entre The Lancet, MEDICC Review - International Journal of Cuban Health & Medicine e com o apoio financeiro da Fundação Rockefeller, da Comissão Económica para América Latina e Caribe (CEPAL) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Foto: Divulgação OPAS

Esses artigos transmitem os avanços que a região tem alcançado em matéria de cobertura universal na saúde nos últimos anos, a partir de diferentes perspectivas. A série de The Lancet inclui comentários e análises sobre as experiências dos países latino-americanos que têm ampliado o acesso à atenção da saúde para suas populações ao longo de suas histórias e, em particular, na última década. Os artigos analisam as diferentes experiências dos países e lições aprendidas em como avançar para o alcance da cobertura universal da saúde de modo progressivo e sustentável. A série de artigos foi apresentada em inglês em outubro de 2014 com o apoio da Fundação Rockefeller, CEPAL e da OPAS.

Essa série "mostra como diversos sistemas de saúde podem priorizar ações para impulsionar essas metas. Também se reconhece que cada país deve definir seu próprio rumo, tendo como base seu contexto histórico, econômico e cultural", afirmou Carissa F. Etienne, Diretora da OPAS, escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas, em uma mensagem de vídeo para a conferência. "Esses artigos que agora estão disponíveis em espanhol ajudarão, sem dúvida, a construir a base de evidência, assim como o debate atual sobre como organizar nossos sistemas de saúde na América Latina para responder às necessidades em constante mutação em matéria de saúde", destacou.

A série de The Lancet também será apresentada em 24 de abril no Chile, no Seminário Internacional Acesso e Cobertura Universal da Saúde. A Diretora da OPAS participará de uma mesa redonda na qual se fará o lançamento dessa série sobre cobertura universal na América Latina.

No marco da Convenção Internacional de Saúde Pública Cuba-Salud 2015, na qual participou a Directora Adjunta da OPAS/OMS, Isabella Danel, com uma delegação da Organização, foram abordadas em diversas oportunidades a necessidade de se avançar na região no tocante a cobertura universal da saúde e foram destacados os vários avanços que se têm sido realizados na região sobre o tema. Durante essa reunião em Cuba, Danel manteve reuniões com autoridades da saúde de países das Américas. Também participou da abertura da Convenção, onde destacou o papel de Cuba no apoio à saúde das Américas e seu trabalho na melhoria da saúde de sua população. Danel destacou ainda os desafios que a região enfrenta e destacou que "os sistemas de saúde devem se fortalecer e para isso está claro que os governos desde os mais altos níveis têm que investir nesse setor".

Os países das Américas aprovaram no ano passado no Conselho Diretor da OPAS una estratégia sobre cobertura universal de saúde e acesso universal da saúde que estabelece um roteiro com o objetivo de melhorar o acesso a serviços de saúde para que sejam integrais, de qualidade, e ao mesmo tempo que protejam as pessoas e as famílias das dificuldades financeiras que o uso desses serviços podem ocasionar.

 

Fonte: OPAS. Tradução da SE/UNA-SUS