Geral

Fiocruz Brasília promove debate Por que a Aids Cresce Entre os Jovens?

- Claudia Bittencourt



A Fiocruz Brasília promove, na próxima semana, o debate “Por que a Aids cresce entre os jovens?”. O evento é gratuito e será realizado no dia 1º de dezembro, de 9h às 11h30, no auditório da instituição. As inscrições podem ser feitas aqui. O objetivo é o objetivo de disseminar a importância da prevenção à Aids e do diagnóstico precoce. A ação faz parte da campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Promovido pela Fiocruz Brasília em parceria com a Gerência de DST/Aids da Secretaria de Estado de Saúde do DF e da Rede Saúde e Cultura, o debate pretende abordar a questão de maneira simples e descontraída. O objetivo é conscientizar e alertar jovens e adolescentes sobre a importância da prevenção e esclarecer as dúvidas dos participantes sobre o vírus e a doença. Além disso, no dia do evento, serão instalados displays de preservativos em todos os banheiros da instituição e distribuídos materiais informativos.

As infecções por HIV caem no mundo, mas crescem no Brasil, de acordo com informações divulgadas pela Unaids, programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids. Os novos casos de infecções por HIV no Brasil subiram 11% entre 2005 e 2013. A tendência é contrária aos números globais, que apresentaram queda. No mesmo período, a quantidade de casos no mundo caiu 27,5%, de 2,9 milhões, em 2005, para 2,1 milhões, em 2013. Desde 2001, a queda foi de 38%.

O maior crescimento de casos de Aids no Brasil está entre jovens de 15 a 24 anos, de acordo com boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Em oito anos, de 2005 a 2013, foram 29.731 casos da doença neste grupo da população.

O bate papo conta com a presença do gerente de Doenças Sexualmente Transmissíveis (GEDST) da Secretaria de Saúde do DF, Sergio D'Ávila, do representante do Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde João Geraldo Neto, da psicóloga e professora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília Eliane Seidl e do coordenador do Projeto Viva Melhor Sabendo, Evaldo Amorim.

O médico psiquiatra especialista em sexualidade e adolescência, escritor e apresentador, Jairo Bouer estará presente para mediar o debate. Com diversos livros publicados e quadros voltados ao público jovem na Rede Globo, emissoras de rádio, jornais e revistas de todo o país, o profissional trabalha na comunicação há 20 anos. Focando seu trabalho em prevenção, saúde e sexualidade dos jovens, ele é reconhecido pela linguagem simples e direta no contato com a juventude. Hoje é referência quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Dia Mundial

 

A criação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, estabelecido no dia 1º dezembro, foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas com HIV/Aids. O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde. O dia foi instituído como forma de despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença.

Serviço
Debate: Por que a Aids cresce entre os jovens?
Data: 1º de dezembro
Horário: 9h às 11h30
Local: auditório da Fiocruz Brasília (Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4)
Evento gratuito

Fonte: Fiocruz Brasília, editado por UNA-SUS