Geral

Fiocruz apresenta campanha de combate à dengue

- Ascom SE/UNA-SUS



As chuvas de verão, que afetam grande parte do Brasil nessa época do ano, são um dos fatores da proliferação dos casos de dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, somente em 2013 mais de 1,4 milhão de brasileiros foram diagnosticados com a doença. Para se prevenir, porém, bastam algumas ações muito simples, como por exemplo, evitar o acúmulo de água parada. São cuidados que devem ser tomados dentro do ambiente doméstico, por qualquer pessoa, e que não duram mais do que alguns poucos instantes na semana. É isso que mostra a campanha 10 minutos contra a Dengue, idealizada com base nos conhecimentos dos pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Uma tabela simples mostra como qualquer um pode, em tão poucos minutos, eliminar os criadouros do mosquito ao seu redor, evitando o contágio.

No combate à dengue, é bom que mesmo as crianças estejam atentas. Para conquistar sua atenção, uma mostra no Museu da Vida, no campus central da Fiocruz, explica a doença por meio de um universo lúdico e interativo. Dengue está em cartaz até 7 de junho, e a visitação é gratuita. A exposição permite aos visitantes realizar observações com uso de microscópio, montar um mosquito em papel e levá-lo para casa, manipular um modelo de mosquito (de cerca de 30 cm), tocar e observar o interior do inseto, entre outras atividades.

A campanha 10 minutos contra a Dengue e a mostra do Museu da Vida são algumas das ações atuais da Fiocruz na luta contra a doença, mas estão acompanhadas por uma série de outras iniciativas, que envolvem pesquisa, divulgação científica, atendimento, prevenção. Em seus mais de 100 anos de história, a Fundação já realizou diversas atividades visando à erradicação da doença. A primeira iniciativa contra o Aedes aegypti foi coordenada pelo próprio Oswaldo Cruz, em 1903.  Na época, o Brasil vivia um surto de febre amarela e, graças às medidas adotadas para o controle da enfermidade, o Aedes aegypti foi erradicado em 1955. Posteriormente, o relaxamento das medidas de prevenção levou à reintrodução do mosquito da dengue no País.

Hoje, a Fundação mantém os sites da Rede Dengue e Dengue: vírus e vetor, com campanhas de prevenção, dicas, informações, links para pesquisas e vídeos de entrevistas com pesquisadores e sobre o mosquito da dengue, seu ciclo de vida e modos de propagação. E no canal do Instituto Oswaldo Cruz no YouTube, há uma série de vídeos-aula, que contam a história do mosquito, sua transmissão, as estratégias de controle do vetor etc.

O Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) é outra unidade da Fiocruz que oferece informações sobre o problema, com foco em mulheres grávidas. O instituto recomenda o uso de vaporizadores elétricos e repelentes espirais, assim como o de telas de proteção em portas e mosquiteiros em casas com gestantes. Outras dicas sobre prevenção e tratamento podem ser acessadas no site do instituto.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Fonte: Portal Brasil, editado pela UNA-SUS