Geral

Evento em Buenos Aires aborda novos desafios na formação e gestão de Recursos Humanos em Saúde

- Ascom SE/UNA-SUS



As 6as Jornadas Internacionais de Gestão em Rede ocorrerão em Buenos Aires, Argentina, nos dias 18 e 19 junho. O evento tem como tema “Recursos Humanos e Rede: novos desafios, novos contextos: Formação e gestão dos recursos humanos para redes de saúde”.

O objetivo geral do evento é revisar o estado atual e a perspectiva em médio prazo da situação dos trabalhadores da saúde na Argentina. Para tanto, serão comparadas experiências em políticas de recursos humanos em saúde de países vizinhos da Argentina, como o Chile e o Brasil. Também serão discutidas as mudanças e inovações com relação à formação de RH em saúde no país, além de analisar a informação quantitativa disponível sobre a situação de RH em saúde na Argentina e as perspectivas para a próxima década.

Será provocada uma reflexão sobre o papel dos recursos humanos para fortalecer competências que potencializem o trabalho em equipe e em campo, além de analisar o contexto no qual se desenvolvem as questões relativas aos recursos humanos nas redes de saúde. Os participantes do evento também irão conhecer e debater aspectos das condições de trabalho dos trabalhadores argentinos.

O secretário executivo da UNA-SUS realiza a primeira mesa do evento, no dia 18, com a palestra “Posibles Lecciones De Las Políticas De Recursos Humanos En Brasil”. Campos explanará sobre a constituição do Sistema Único de Saúde do Brasil, ressaltando a importância dos trabalhadores da área. A apresentação também abordará programas de incentivos de mudanças na graduação – Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde)  e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), que tem como objetivo aproximar os alunos de medicina da Atenção Básica.

Durante a apresentação, Campos também leva ao público o exemplo da UNA-SUS. “O estudo da medicina não precisa estar restrito ao período da graduação, a educação deve ser permanente, ao longo da vida profissional”.

Campos explica que a Argentina tem promovido, de forma similar ao Brasil, incentivos de mudanças na graduação em medicina. Para tanto, estão sendo instaladas um conjunto de novas escolas de medicina em Buenos Aires, com currículos inovadores.  “O encontro terá um reflexo importante no âmbito da reformulação das políticas de saúde da Argentina”, afirma.

Confira abaixo a programação do evento:

Quinta-feira, 18 de junho

09h - Abertura das jornadas.

10h - Conferência do Dr. Francisco Campos - Secretário Executivo da Universidade Aberta do SUS e Ex–Secretário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES)

11h30 - Intervalo

12h00 a 13h30 - Conferência do Dr. Josep Figueras, diretor do Observatório Europeu de Saúde, Sede em Bruxelas. Moderação de Martín Sabignoso

14h - Intervalo.

15h - Mesa redonda: Formação de RH na Argentina. 
Palestrantes: Pedro Silberman, Fórum de Faculdades; Dra. Elena de León, Enfermeira da Región VII, San Martín; Pablo Herrera, Secretário de Saúde e Almirante Brown; Martín Sabignoso, Plano SUMAR.


Sexta-feira, 19 de junho

09h - Conferência da Dra. Soledad Barría, ex-ministra de Saúde do Chile, atual membro do Comité Central do Partido Socialista e perguntas do público. 

10h30 - Intervalo

11h - Situação de trabalho dos trabalhadores da saúde na Argentina. 

Palestrantes: Marta Novick e Daniel Maceira.

12h30 - Reflexões finais

13h30 - Encerramento

 

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações do Hospital El Cruce, tradução de Sérgio Gaudêncio