Geral

Escola Nacional de Saúde Pública completa 60 anos

- Ascom SE/UNA-SUS



Com o objetivo de celebrar o aniversário de 60 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) contará a história e os bastidores que marcaram sua origem na década de 1950. Mesas-redondas e palestras serão realizadas entre os dias 3 e 5 de setembro, na própria instituição.

Com o tema 'Saúde, educação, ciência e cidadania: nossa luta de todo dia', a Ensp convida a todos para discutir momentos como o de arrancada desenvolvimentista do Brasil, determinado pela criação do BNDES, do CNPq, da Petrobras e do Ministério da Saúde, bem como as tensões políticas e crises vividas no País.

A solenidade de abertura, marcada para o dia 3 de setembro, às 9h30, contará com a presença do secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Marcos Esner Musafir, do secretário de Saúde do Município do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, do presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Gadelha, da presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, Ana Costa, do diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, Hermano Castro, além de representantes da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Cebes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

 

Logo em seguida, às 10h30, na mesa Ensp – Nascer e crescer em tempos difíceis, será realizado o primeiro painel: Período de 1954-1969 (do suicídio de Vargas à eleição de Médici) - Do Nascimento à Violação. A atividade será coordenada pelo pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas e ex-diretor da Ensp, Luiz Fernando Ferreira, com apresentação do ex-aluno e ex-professor da Escola Eduardo Costa.

A atividade será dividida em quatro palestras. São elas:

  • O Governo Vargas de 50-54, a ser proferida por José Augusto Ribeiro, autor da trilogia: A Era Vargas;
  • O ensino na década de 60, com apresentação do ex-aluno e ex-professor da Ensp Jorge Valadares;
  • O movimento estudantil na Ensp em 1968, ministrada pelo ex-aluno e ex-presidente da Fundação Ensino Especializado em Saúde Pública (Fensp), Mário Nascimento; e
  • A resistência de 64 a 69, a ser proferida pelo autor do Livro: O Poder Jovem, Arthur José Poerner.

A programação completa, com horários, participantes convidados e locais onde ocorrerão as atividades podem ser conferidas no site especial dos 60 anos da Ensp. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

 

 

Fonte: Portal Brasil, com Fundação Oswaldo Cruz