Geral

Design Instrucional da UNA-SUS/UFMA realiza oficina sobre processo ensino-aprendizagem

- Claudia Bittencourt



A Coordenação de Design Instrucional (DI) da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) realizou, na tarde de quarta-feira (21), uma oficina sobre o processo ensino-aprendizagem na educação de adultos. O encontro, realizado no Departamento de Saúde Pública da UFMA, em São Luís, faz parte do calendário de eventos da equipe de DI, que inclui rodadas de oficinas de formação a serem realizadas durante todo o ano.

"Essa é a primeira oficina de um total de seis que estão dentro do nosso planejamento para o ano de 2015. E o objetivo é ofertar conhecimento à equipe de DI sobre a aprendizagem humana, sobretudo de adultos, dando subsídios teóricos que embasem o trabalho do setor, além de promover maior integração da equipe com membros de outros setores da UNA-SUS/UFMA", explicou a professora Paola Trindade, coordenadora da equipe.

Foto: Divulgação UNA-SUS/UFMA

A oficina, ministrada pela coordenadora de Avaliação da UNA-SUS/UFMA, Regimarina Reis, teve início com uma dinâmica, realizada em duplas, onde se buscou propiciar aos participantes vivenciar as dificuldades e fortalezas do processo de educação de adultos de uma forma lúdica.

Na parte final do evento, foi realizada uma atividade de teorização, com leituras e discussão coletivas, como forma de conhecer conceitos e fundamentações acerca do processo de ensino-aprendizagem na formação de adultos.

Para o integrante do DI da UNA-SUS/UFMA, Luan Passos, a realização desse tipo de oficina contribui significativamente com o trabalho da equipe. "As discussões aqui propostas nos ajudam a pensar os materiais pedagógicos de forma mais didática, vendo o contexto em que o nosso público-alvo está inserido e levando em consideração a realidade da UNA-SUS/UFMA, como também considerar, no processo de produção desses materiais, aspectos inerentes à modalidade de ensino a distância", explicou Luan.

Opinião compartilhada também pela colega Steffi de Castro, que falou da satisfação de compor a equipe de DI e da responsabilidade da função. "Sabemos que realizamos apenas uma etapa do longo e complexo processo de produção dos recursos educacionais. Mas, somos conscientes de que cada integrante desse processo tem grande responsabilidade e importância, e isso nos motiva a aprender mais, a querer fazer o melhor possível", destacou Steffi.

De acordo com Regimarina, o encontro foi produtivo e alcançou os objetivos. "A participação da equipe foi muito boa, o grupo muito interativo, interessado e disposto a conhecer melhor os aspectos trabalhados".

A coordenação de Design Instrucional é responsável pela transposição didática de conteúdos dos cursos da UNA-SUS/UFMA, adequando-os para uma linguagem apropriada ao público-alvo de cada curso.

Fonte: UNA-SUS/UFMA