Geral

Delegação do Haiti conhece iniciativas de educação permanente da UNA-SUS

- Claudia Bittencourt



No contexto da Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti, a Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS) recebeu a visita da delegação do Haiti na última quinta-feira, 16 de outubro, em Brasília. Na ocasião, o consultor Roberto Esteves fez uma apresentação sobre a atuação e iniciativas do Sistema UNA-SUS.

O coordenador do Comitê Gestor Tripartite e reitor da Universidade de Notre Dame, Jean Henrys explicou que o Haiti está passando por um processo de fortalecimento da Atenção Básica - inspirado na Estratégia de Saúde da Família brasileira-, bem como de dinamização da educação permanente. De acordo com Henrys, a formação dos médicos no país atualmente não é voltada para a Atenção Básica, sendo que 50% desses profissionais são generalistas. Além disso, o Haiti enfrenta problemas de carência de profissionais médicos, além da dificuldade de fixação dos mesmos em áreas remotas.

UNA-SUS recebe visita da delegação do Haiti

A consultora técnica e Ponto Focal do Brasil no grupo de Formação Tripartite, Clarice Ferraz, ressalta que, como a Estratégia de Saúde da Família está sendo adotada no Haiti, há a necessidade de capacitação das equipes multiprofissionais, para além dos esforços já envidados de formação de agentes de saúde, auxiliares de enfermagem e inspetores sanitários. Sendo assim, a delegação demonstrou interesse nas iniciativas da UNA-SUS, especialmente quanto à educação permanente de médicos e enfermeiros.

Roberto Esteves, Clarice Ferraz e Marie Guirlaine Charite

Henrys afirmou que conversas futuras poderão ser viabilizadas por meio do Ministério da Saúde do Haiti.

Roberto Esteves apresenta o impacto da UNA-SUS no Brasil

O secretário executivo da UNA-SUS deu boas-vindas à delegação. Também participaram do encontro o assessor de Relações Internacionais da Fiocruz Brasília, Manoel Araújo; a diretora geral do Ministério da Saúde Pública e das Populações do Haiti (MSPP), Marie Guirlaine Charite; o coordenador da Unidades de Programas do MSPP e Ponto Focal do Grupo de Formação Tripartite, Brunel Delonnay; diretora da Escola Nacional da Formação Técnica em Saúde (ENFTS), Guirlaine Bayas; coordenadora pedagógica do Curso de Auxiliar de Enfermagem Polivalente, Marie Marcel Hucar; coordenadora pedagógica do Curso de Agentes Comunitários de Saúde, Naika Desrameaux;  secretário escolar da ENFTS, Jonathan Olivier;  consultor em Recursos Humanos - OPS/Haiti, Philipe Montagut; Ponto Focal de Cuba no Grupo de Formação Tripartite, Jose Diaz Caridad; consultora técnica da área de Enfermagem, Bruna Canever; consultora técnica da área de Saúde Comunitária, Estela Padilha.

Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti*

A Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti foi criada por meio do Memorando de Entendimento Brasil, Cuba e Haiti, firmado em 27 de março de 2010, com o objetivo de fortalecer o sistema de saúde e de vigilância epidemiológica no Haiti. O acordo foi assinado na capital haitiana, Porto Príncipe, entre os Ministérios da Saúde dos três países, em um contexto de reconstrução do Haiti, depois do devastador terremoto de 12 de janeiro de 2010.

A Cooperação, regida por um Comitê Gestor Tripartite, com representantes dos Ministérios da Saúde dos três países, envolve, no lado brasileiro, além do Ministério da Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O foco da Cooperação é o fortalecimento da autoridade sanitária haitiana, o Ministério da Saúde Pública e da População da República do Haiti (MSPP), por meio do fortalecimento institucional e do apoio à reestruturação do sistema de saúde do país.

O projeto tem o compromisso de praticar ações que visem a transferência, no decorrer do tempo, de todas as atividades de saúde para o MSPP. Os conhecimentos compartilhados se baseiam nas experiências bem sucedidas do Sistema Único de Saúde do Brasil e do Sistema de Saúde de Cuba. O princípio é de cooperação e não de mera assistência, ressaltado pelo Ministério da Saúde Pública e da População do Haiti, que não quer ser substituído por nenhuma instituição de fora do país, qualquer que seja sua origem.

As ações prioritárias da Cooperação estão nas áreas de imunização, vigilância epidemiológica, comunicação em saúde e assistência. Também estão sendo feitos investimentos na capacitação e formação de recursos humanos. A atuação abrange ainda a construção de três Hospitais Comunitários de Referência e do Instituto Haitiano de Órteses e Próteses, além da reforma de Laboratórios de Saúde Pública atingidos pelo terremoto.

Seminário Internacional

No dia 15 de outubro ocorreu o Seminário Internacional “Diretrizes de Cooperação Internacional na Área de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde”, na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Durante o evento foram apresentados os resultados do estudo realizado com atores brasileiros, haitianos e cubanos envolvidos no projeto de formação de recursos humanos em saúde no Haiti.

 

*Texto do portal da Cooperação Tripartite. Leia aqui.

Leia mais: Haiti fortalece a Atenção Primária à Saúde

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da SE/UNA-SUS